Topo

Morre Linda Manz, atriz de 'Cinzas no Paraíso' e 'Vidas em Jogo', aos 58

Linda Manz durante o Festival de Cannes de 1980, onde divulgava "Anos de Rebeldia" - Jean-Louis URLI/Gamma-Rapho via Getty Images
Linda Manz durante o Festival de Cannes de 1980, onde divulgava 'Anos de Rebeldia' Imagem: Jean-Louis URLI/Gamma-Rapho via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/08/2020 11h39

Linda Manz, a enigmática atriz nova-iorquina conhecida por papéis em "Cinzas no Paraíso" e "Vidas em Jogo", morreu na última sexta-feira após batalha contra o câncer de pulmão. Ela tinha 58 anos.

A notícia foi confirmada pela família em uma página do GoFundMe que buscava arrecadar dinheiro para o tratamento de Manz. O recado da família a caracterizou como "uma mulher amorosa, uma mãe gentil, uma avó maravilhosa e uma ótima amiga".

Manz tinha 15 anos quando estreou no cinema em "Cinzas no Paraíso", clássico de Terrence Malick, interpretando a irmã mais nova do protagonista Bill (Richard Gere), que também servia como narradora do filme enquanto viajava pelos EUA com ele e sua namorada, Abby (Brooke Adams).

Nos anos seguintes, viveu uma integrante dos temidos Baldies em "A Gangue da Pesada" (1979) e uma jovem tentando escapar de uma família abusiva em "Anos de Rebeldia" (1980), de Dennis Hopper.

Manz se afastou de Hollywood ainda nos anos 1980, retornando brevemente em 1997 para dois papéis pequenos, em "Vida Sem Destino" (de Harmony Korine) e "Vidas em Jogo" (de David Fincher).

[Nos anos 1980] surgiram muitos outros jovens atores que fizeram muito sucesso, e eu acabei me perdendo no meio deles. Então eu me afastei e tive três filhos. Hoje eu gosto de ficar em casa e fazer sopa."
- Linda Manz em entrevista de 1997 à AnOther Magazine

Linda Manz em 'Vidas em Jogo' (1997), seu último papel nos cinemas - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Linda Manz em 'Vidas em Jogo' (1997), seu último papel nos cinemas
Imagem: Reprodução/Twitter