Topo

Paulo Betti conta como é fazer teatro online: 'É respirar por aparelhos'

Paulo Betti em"Autobiografia Autorizada" - Divulgação
Paulo Betti em"Autobiografia Autorizada" Imagem: Divulgação

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

14/08/2020 13h15

Paulo Betti apresenta hoje a última sessão online da sua peça "Autobiografia Autorizada", às 21h, com ingressos a R$ 12,50. diretamente do teatro PetraGold. O valor arrecadado será doado.

Com mais de 40 anos de carreira, o ator contou como tem sido a estranha a experiência de se apresentar no teatro para uma plateia vazia em tempos de pandemia e isolamento social.

"Tem sido como respirar por aparelhos, é o que podemos fazer no momento e é o mais parecido com teatro porque é num teatro, ao vivo, na hora e online. Tem uma pessoa assistindo, eu faço para essa pessoa e tem três câmeras. No primeiro dia, me estranhou, me emocionei muito porque era desolador olhava e não tinha ninguém, só tinha aquela pessoa".

Quando a peça acabou, Betti percebeu que existia os três câmeras também, e através deles, pode falar com centenas de pessoas.

"Os câmeras começaram a aplaudir, coisas que eles não fazem normalmente. Isso me emocionou e percebi que era bom fazer a peça para o câmera, porque ele é o técnico que põe o ar nos nossos pulmões. Ele me ajuda a respirar por aparelhos".

A peça já foi assistida por cerca de quatro mil pessoas e o interessante é que, por ser online, dá acesso a público de vários lugares.

"Tem sido muito legal. Recebi o retorno de uma moça que viu de uma pequena cidade de três mil habitantes no Tocantins. Recebi também um vídeo de um local com um celular em cima da mesa, cheio de coxinhas em volta, aplaudindo o final da peça".

"Tem coisas hilárias, a mulher do [Luis Fernando] Verissimo assistiu em Porto Alegre e a filha em Washington, nos Estados Unidos e falaram: 'Foi um encontro de mãe e filha, assistimos juntas'".

Escrito e protagonizado por Paulo Betti, o monólogo narra a vida do artista com humor, poesia e dor. Paulo relembra vida de seus pais e avós e reafirma a importância do ensino público e do trabalho social para a valorização do ser humano.

Serviço
"Autobiografia Autorizada"
com Paulo Betti
Dia: 14/8, última apresentação
Horário: 21h
Ingressos: R$ 12,50
Onde comprar?
https://www.sympla.com.br/autobiografia-autorizada----teatro-petragold-online---teatro-ja__916099