Como Marcos Mion deixou humor de lado e se tornou fundamental para autistas
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/08/2020 04h00
Marcos Mion sempre teve um lado divertido. Dos tempos de MTV até comandar o reality show "A Fazenda", o apresentador usou o humor como uma de suas marcas registradas.
Mas, nos últimos tempos, Mion —que será convidado desta quinta-feira (13) no "OtaLab" no UOL, a partir das 19h (de Brasília)— tem sido mais do que isso. Ele se tornou personalidade fundamental na luta pelos direitos das pessoas com autismo.
Foi quando Romeo nasceu que a vida de Mion mudou completamente. Não só por se tratar do primeiro filho do apresentador, mas também porque o garoto nasceu dentro do espectro autista.
"Muita gente acha que quando isso acontece é o fim. É um desespero, você perde o chão. E quando o Romeo, meu anjo, nasceu foi que eu percebi que a minha vida não era perfeita. E que ela estava prestes a ficar perfeita (...) Fomos escolhidos por Deus para cuidar desses anjos [filhos autistas] aqui na Terra", disse Mion ao relembrar o nascimento do filho no programa "Legendários", em 2017.
Além de Romeo, Mion é pai de Stefano e Donatella.
Aprovação de lei
Se a chegada do filho mudou a vida de Mion, a vida de muitas pessoas mudou depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei Romeo Mion para pessoas com autismo.
A lei que leva o nome do filho de Marcos Mion garante direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Entre as determinações, está o oferecimento de uma carteira gratuita que garante prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O apresentador, que fez campanha junto à primeira-dama Michelle Bolsonaro, celebrou a aprovação.
"Esse é um legado decretado e assinado! Pra sempre. É uma emoção MUITO forte conseguir emplacar uma lei que beneficia milhões de pessoas que nunca nem vou conhecer. Tudo motivado pelo amor, pelo respeito e pela empatia!", publicou Mion no Instagram na ocasião da sanção.
Uma publicação compartilhada por Marcos Mion (@marcosmion) em
E não parou aí!
Em junho deste ano, Mion tomou outra iniciativa para conscientizar e ajudar na luta da comunidade autista. O apresentador cedeu o seu perfil no Twitter para publicações de vídeos produzidos por pessoas com autismo.
Inspirado no movimento anti-racismo, mas representando a minha causa, o autismo, e uma causa universal, a de esperança e boas notícias, cedo meu espaço aqui no Twitter para o @RazoesAcreditar e para a #REUNIDA a partir de agora! Sejam educados e gentis! Conteúdo vai ser demais! pic.twitter.com/QcEPlHPnLs
? Marcos Mion/REUNIDA/RazoesParaAcreditar (@marcosmion) June 8, 2020
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.