Topo

Festival de Sundance 2021 terá menos dias, menos filmes e menos gente

Zac Efron no festival de Sundance de 2019 - Neilson Barnard/Getty Images/AFP
Zac Efron no festival de Sundance de 2019 Imagem: Neilson Barnard/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/08/2020 15h04

O festival de Sundance está marcado para acontecer só em janeiro de 2021, mas a organização ainda prevê que a pandemia do coronavírus terá um grande impacto sobre o evento. O Instituto Sundance revelou hoje os seus planos para amenizar este impacto.

De acordo com o IndieWire, o Instituto anunciou que o festival terá sete dias, ao invés de dez -- por enquanto, ele deve acontecer entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro.

Além disso, o Intituto declarou que, na melhor das hipóteses, os cinemas devem operar com 25% de capacidade durante o festival.

Sundance 2021 também não terá a obrigação de exibir todos os seus filmes em Park City (EUA), onde o evento é tradicionalmente realizado.

A mudança de regra permite que estreias especiais aconteçam em localidades vizinhas, diminuindo o potencial de aglomeração (em hotéis, coletivas de imprensa, etc.) causado por um festival.

Normalmente, o festival de Sundance recebe por volta de 120 mil pessoas, entre artistas, repórteres e fãs. Ele é considerado o primeiro grande evento cinematográfico do ano.