Topo

Oprah lança campanha para auxiliar mulheres negras nas eleições dos EUA

Oprah Winfrey - Getty Images
Oprah Winfrey Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2020 14h01

Oprah Winfrey lançou hoje, em parceria com organizações nacionais e locais, uma campanha bipartidária que busca fornecer ferramentas e recursos para as mulheres negras votarem nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para novembro.

Chamado "OWN Your Vote", o projeto chega no momento em que os norte-americanos enfrentam discussões sobre questões raciais em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Encontramos nossa nação no precipício, um verdadeiro ponto de inflexão", disse Winfrey ao The Hollywood Reporter. "Nosso público tem uma voz poderosa. Tenho orgulho de fazer parte desse movimento que criará a mudança que queremos ver para o nosso país", completou a apresentadora.

Para levar informação às mulheres, a campanha conduziu um estudo de rastreamento político entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, entrevistando uma amostra de 800 mulheres negras em idade de votar.

A pesquisa identificou questões chave que afetam as mulheres negras no país e determinou que cuidados de saúde acessíveis, racismo e discriminação são os assuntos mais relevantes nesta temporada eleitoral.

Previdência Social, acesso a cuidados de saúde mental, educação, crimes, sistema de justiça e economia também foram questões abordadas.

"A covid-19 e o movimento pela justiça racial destacaram a necessidade de uma reforma política urgente para equilibrar as disparidades existentes em relação a cuidados de saúde acessíveis, racismo sistêmico e discriminação racial", considerou Tina Perry, presidente da "OWN".

Confira o vídeo de lançamento da "OWN Your Vote":