Topo

Morre Alan Parker, diretor de 'Evita' e 'Fama', aos 76 anos

25.06.2017 - Alan Parker em evento homenageando o ator John Hurt, em Londres (Reino Unido) - David M. Benett/Getty Images
25.06.2017 - Alan Parker em evento homenageando o ator John Hurt, em Londres (Reino Unido) Imagem: David M. Benett/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2020 13h14

O cineasta Alan Parker, conhecido por obras como "O Expresso da Meia-Noite" (1978), "Fama" (1980) e "Evita" (1996), morreu hoje aos 76 anos. A notícia foi confirmada pelo Instituto Britânico de Cinema ao THR, citando que Parker sofria há anos de uma doença não especificada.

Apesar das obras ecléticas, Parker ficou conhecido como um "especialista" em musicais. Além de "Fama" e "Evita" (estrelado por Madonna), também assinou "The Wall" (1982), filme feito para acompanhar o disco clássico do Pink Floyd.

Foi por dois dramas inspirados em fatos, no entanto, que Parker conseguiu suas indicações ao Oscar: a primeira por "O Expresso da Meia-Noite" (1978), sobre um jovem americano preso por tráfico de drogas na Turquia; e a segunda por "Mississippi em Chamas" (1988), sobre agentes do FBI investigando o desaparecimento de ativistas do movimento de direitos civis dos negros.

Embora tenha perdido ambas as chances de levar o careca dourado, Parker venceu quatro BAFTAs, o equivalente britânico do Oscar. Em 2013, ganhou também um prêmio honorário na cerimônia.

Outros filmes marcantes de sua carreira foram "Quando as Metralhadoras Cospem" (1976), que imaginava histórias de gângster estreladas por crianças, incluindo uma jovem Jodie Foster; "Coração Satânico" (1987), que deu início à épica treta entre Mickey Rourke e Robert De Niro; "The Commitments" (1991) e "A Vida de David Gale" (2003), que acabou sendo seu último filme.

Em 2015, Parker anunciou sua aposentadoria dos cinemas, alegando que estava cansado de lutar contra os estúdios para conseguir fazer seus filmes como gostaria.

Eu estou dirigindo desde os 24 anos, e cada dia foi uma batalha, cada dia foi difícil. Às vezes você está brigando com o produtor que tem algumas opiniões com as quais você não concorda, às vezes com o estúdio, com quem quer que seja. O negócio do cinema é enormemente caro, e no momento em que algo se torna enormemente caro, você começa a ter pessoas a quem precisa obedecer. Você entra no ringue sabendo disso, e eu estou lutando a minha vida toda pelo trabalho."
- Alan Parker anunciou sua aposentadoria em 2015

Parker deixa a mulher, a produtora Lisa Moran, e cinco filhos — incluindo o roteirista Nathan Parker ("Lunar").

Alan Parker com o seu BAFTA honorário, vencido em 2013 - Ian West/PA Images via Getty Images - Ian West/PA Images via Getty Images
Alan Parker com o seu BAFTA honorário, vencido em 2013
Imagem: Ian West/PA Images via Getty Images