Topo

A treta entre 'Missão: Impossível 7' e uma ponte de 111 anos na Polônia

Tom Cruise, em cena de "Missão: Impossível - Efeito Fallout" - Divulgação/Paramount Pictures
Tom Cruise, em cena de "Missão: Impossível - Efeito Fallout" Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 19h46

"Missão: Impossível 7" está dando o que falar na Polônia. O curioso é que o governo apoia o filme, enquanto muitos moradores não estão nada felizes com isso.

A história chegou a um ponto em que a produção enfrenta um obstáculo: uma ponte histórica de 111 anos de idade.

O que sabemos:

O novo capítulo da franquia estrelada por Tom Cruise está na fase da pré-produção, escolhendo os melhores locais para filmar. E os produtores querem porque querem explodir um pedaço de uma ponte no vilarejo de Pilchowice.

O secretário de cultura do governo polonês, Pawel Lewandovski, argumentou que a ponte está desativada desde 2016, não tem valor cultural e que o filme vai ajudar a valorizar o turismo local.

A justificativa:

Ele explicou para a Wirtualna Polska, a associação do comércio da Polônia:

"Eu não me fixaria no fato de que a Ponte Pilchowicki é um monumento. Ela fica em ruínas e não tem valor. Nem todas as coisas antigas são monumentos. A lei afirma claramente que um monumento é apenas o que tem características sociais, artísticas ou científicas. Na arte e na cultura, esse valor só surge quando existe uma relação entre o objeto cultural e as pessoas. Portanto, se um objeto não é usado, não está disponível, não tem esse valor. Portanto, não é um monumento. E apenas uma pequena parte será destruída durante as filmagens".

Por outro lado, muitos moradores não gostaram nada disso e ficaram incomodados que o filme vai mexer em algo que é considerado importante para a vila.

Os protestos têm como objetivo alertar o governo que a ponte de 111 anos é considerada um monumento cultural e precisa ser preservada.

Para fechar, Lewandowski disse que tem esperança de que os fundos de revitalização do governo e o potencial apoio da produção reconstruam e restaurem a ponte após as filmagens.

"Missão: Impossível 7" chegará aos cinemas em 19 de novembro de 2021.