Topo

'Star Wars' vai ter no Emmy o reconhecimento que não teve no Oscar?

"The Mandalorian" foi indicada ao Emmy - Divulgação
'The Mandalorian' foi indicada ao Emmy Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 17h18

Não teve nenhuma surpresa maior neste Emmy 2020 do que a indicação de "The Mandalorian", a série que revelou ao mundo nosso querido Baby Yoda. Afinal, a série do universo 'Star Wars' não se encaixa exatamente nos estereótipos dos grandes dramas que a Academia de Televisão gosta de premiar.

Isso é uma coisa boa. É um sinal, afinal, de que a premiação está deixando preconceitos de lado e se abrindo a outras histórias —assim como ela fez com "Game of Thrones" e sua fantasia ao longo dos últimos anos.

E é, também, algo bom para a franquia 'Star Wars' que, convenhamos, não vinha exatamente em um momento favorável nos cinemas.

"Solo" foi um filme medíocre que não conseguiu empolgar nem os fãs mais fervorosos; "A Ascensão Skywalker" deu um final amargo para a saga e foi duramente criticado (com razão); David Benioff e D.B. Weiss, os criadores de "Game of Thrones", iriam fazer uma trilogia, mas deixaram o projeto; e, a esta altura, ainda é um mistério se e quando a trilogia a ser dirigida por Rian Johnson (de "Os Últimos Jedi") vai para a frente.

"The Mandalorian" foi um ótimo respiro no meio disso. A história do mandaloriano (Pedro Pascal) que acaba incumbido de escoltar a criaturinha verde é uma das melhores coisas que surgiram na TV no ano passado (ou no streaming, no caso, já que a série é do Disney+) e mostrou que o universo "Star Wars" tem muitas outras histórias interessantes fora da linhagem Skywalker.

A indicação ao Emmy vem para coroar isso e, quem sabe, mostrar que a franquia pode ter, ali, o reconhecimento que nunca chegou a ter no Oscar.

Na grande premiação do cinema, só "Uma Nova Esperança" foi indicado ao prêmio principal de melhor filme e aos de melhor diretor e roteiro original, para George Lucas. Ao todo, o Episódio IV concorreu em onze categorias e venceu em sete, todas técnicas -o que já é um ótimo resultado.

Depois disso, porém, a franquia pouco teve destaque no Oscar, aparecendo em categorias técnicas como edição de som e efeitos especiais —nesta, todos os filmes "Star Wars" concorreram, menos "A Vingança dos Sith".

Ninguém aqui está dizendo que um prêmio, ou uma indicação, é um equivalente de qualidade (a vitória de "Crash" como melhor filme no Oscar de 2005 é algo incompreensível até hoje). E "Star Wars", sabemos bem, nunca precisou disso para se tornar a força que é na cultura pop.

Mas as premiações não deixam de ser uma grande vitrine para a validação da indústria, e a indicação de "The Mandalorian" ao Emmy aponta que a LucasFilm está indo na direção certa ao buscar novos formatos e novas histórias. Se o encanto vai continuar, só vendo a segunda temporada para saber.

(Mas se depender do Baby Yoda, já somos a favor!)

Quer saber mais sobre o Emmy?

Listamos aqui os maiores esnobados da premiação e dizemos por que já passou da hora do Emmy criar uma categoria para séries internacionais.