PUBLICIDADE
Topo

Morre Annie Ross, cantora de jazz e atriz de 'Superman 3', aos 89

16.09.2015 - A cantora Annie Ross se apresenta em Nova York (EUA) - Jack Vartoogian/Getty Images
16.09.2015 - A cantora Annie Ross se apresenta em Nova York (EUA) Imagem: Jack Vartoogian/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 09h54

A atriz e cantora Annie Ross, conhecida pelo hit de jazz "Twisted" e por papéis em filmes como "Superman 3" (1983) e "Short Cuts - Cenas da Vida" (1993), morreu ontem por complicações cardíacas. A notícia foi confirmada pelo agente de Ross ao "The Washington Post".

Na ativa desde a infância, ela ganhou destaque como a irmã mais jovem de Judy Garland em "Lilly, A Teimosa" (1943). Na década seguinte, virou a queridinha do jazz americano com o lançamento de "Twisted", onde cantava sobre as memórias perturbadas de uma paciente psiquiátrica.

Meu analista me disse que eu estava fora de mim/ Da forma como ele descreveu, era melhor morrer do que viver/ Eu não ouvi o que ele disse/ Sempre soube que ele estava errado/ E sabia que ele achava que eu era louca, mas não era/ Oh, não!"
- Annie Ross em 'Twisted'

A letra, tragicamente, se refletia em sua vida pessoal. Ross foi viciada em heroína por anos, especialmente enquanto vivia um relacionamento conturbado com o comediante Lenny Bruce.

O comediante Lenny Bruce - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
O comediante Lenny Bruce
Imagem: Reprodução/Twitter

Ele era especial, mas louco. Uma vez ele escreveu 'eu te amo' em um saco de vômito desses de avião, e me enviou pelo correio."
- Annie Ross sobre Lenny Bruce

Durante os anos 1950 e 1960, Annie cantou ao lado de Dave Lambert e Jon Hendricks no trio Lambert, Hendricks & Ross, que marcou o disco "Sing a Song of Basie" (1957) como um clássico do jazz. Em 1962, eles venceram um Grammy pelo álbum "High Flying".

Volta ao cinema

Após décadas dedicadas à música, Annie retornou à atuação nos anos 1970, com papéis em filmes como "Alfie - O Eterno Sedutor" (1975) e "Os Yankees Estão Voltando" (1979).

No terceiro filme de "Superman" estrelado por Christopher Reeve, ela interpretou Vera, irmã do vilão Ross Webster (Robert Vaughn) que é transformada em um ciborgue no clímax da história.

Após viver a si mesma em "O Jogador" (1992), o diretor Robert Altman a chamou para um novo papel no seu filme seguinte, "Short Cuts - Cenas da Vida" (1993). Naquele longa, Ross interpretou uma ex-vocalista de jazz que luta para se recuperar do vício em heroína e voltar aos holofotes.

Suas últimas atuações foram em "Céu Azul" (1994), ao lado de Jessica Lange e Tommy Lee Jones; e no telefilme "The Ring of Truth" (1996).