Topo

Livro em que sobrinha chama Trump de 'sociopata' será lançado amanhã

Capa do livro "Too Much and Never Enough: How My Family Created the World"s Most Dangerous Man", de Mary Trump - Reprodução
Capa do livro "Too Much and Never Enough: How My Family Created the World's Most Dangerous Man", de Mary Trump Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/07/2020 20h34

Mary Trump, sobrinha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou para o The Wrap que vai publicar amanhã o livro "Too Much and Never Enough: How My Family Created the World's Most Dangerous Man" (Muito mas nunca suficiente: como minha família criou o homem mais perigoso do mundo, em tradução livre).

O anúncio vem após um juiz negar o pedido da família Trump para cancelar a divulgação da obra.

"O tribunal acertou em rejeitar o esforço da família Trump de reprimir o discurso político central de Mary Trump sobre questões importantes de interesse público", disse Theodore Boutrous Jr., advogado da autora.

"A Primeira Emenda proíbe restrições anteriores porque são violações intoleráveis ao direito de participar da democracia. Amanhã, o público americano poderá ler por si mesmo as importantes palavras de Mary", acrescentou.

Mary Trump, sobrinha de Donald Trump, aponta no livro que o presidente norte-americano é m "sociopata". A obra, que ainda acusa Fred Trump, pai do político, de criar uma dinâmica familiar tóxica que explica como o presidente age atualmente, foi obtido recentemente pela CNN norte-americana, que compartilhou alguns trechos.

"Donald, seguindo a liderança de meu avô e com a cumplicidade, o silêncio e a inércia de seus irmãos, destruiu meu pai. Não posso deixá-lo destruir meu país", escreveu Mary.

A sobrinha de Trump escreve que parte do livro é baseada em sua própria memória e, em outros trechos, ela reconstruiu diálogos com base no que foi dito por membros da família, além de documentos legais, extratos bancários, declarações fiscais e outros certificados.

Psicóloga clínica licenciada, Mary também oferece sua opinião sobre as ações de Trump na Casa Branca e em outros episódios da carreira comercial do presidente.

Ela escreve que Fred Trump "desmantelou seu filho mais velho", irmão de Trump, Freddy Trump. "A única razão pela qual Donald escapou do mesmo destino é que sua personalidade serviu ao propósito de seu pai. É o que os sociopatas fazem: eles incorporam os outros e os usam para seus próprios fins — implacavelmente e eficientemente, sem tolerância a dissidência ou resistência."