Se nos últimos anos o rock perdeu popularidade, há 30 anos a coisa era bem diferente. Na carona de uma emocionada declaração de Phill Collins durante o megaevento Live Aid, em 13 de julho de 1985, as rádios de São Paulo passaram, a partir dos anos 1990, a promover a data por aqui como o Dia Mundial do Rock.
Naquela época, riffs de guitarra eram a trilha sonora oficial da juventude. De lá pra cá, muitas pedras rolaram. Agora, o mainstream é agropop. E a rebeldia juvenil parece preferir beats e rimas como principal expressão. Mas o rock não para: surgido de ritmos negros nos anos 1950, seguiu se fundindo a outros gêneros, sobreviveu em cenas e, recentemente, voltou até a incomodar autoridades, que o relacionaram com satanismo?
Polêmicas vazias a parte, o rock brasileiro está muito vivo! E, para celebrar, trazemos 30 indicações, entre veteranos e novidades, que mostram que ele ainda tem muito a dizer.
Sepultura
Colocaram o Brasil no mapa do metal mundial e, com mais 30 anos de carreira, são reconhecidos como uma das mais importantes bandas do estilo. Lançaram, em fevereiro deste ano, "Quadra". Com turnê interrompida pela pandemia, estão oferecendo conteúdos para os fãs inscritos no YouTube da banda.
Far From Alaska
A faixa que encerra o mais recente trabalho do Sepultura conta o vocal poderoso de Emmily Barreto. Ao lado de Cris Botarelli e Rafael Brasil, ela conduz o Far From Alaska, bebendo em influências de stoner e hard rock, a banda de Natal tem uma das performances mais vigorosas do cenário independente nos últimos anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.