Lágrimas e muita fofura: Como foi a estreia da série sobre Sandy e Junior
Beatriz Amendola
Do UOL, em São Paulo
12/07/2020 16h23
"Sandy e Junior: A História", a série documental sobre a dupla, teve seu primeiro episódio exibido hoje na Globo... e não estamos sabendo lidar!
A estreia do programa resgatou histórias incríveis sobre o fim e o começo da carreira dos irmãos, que passaram 17 anos cantando juntos. Teve muita emoção e, claro, MUITA fofura.
Relacionadas
Lágrimas e lágrimas
O documentário começa com a última turnê da dupla, do álbum Acústico MTV, lá em 2007. Tem lágrimas de todo mundo: Sandy, Junior, os pais Noely e Xororó, e até de Ivete Sangalo, que participou do último show dos dois, lá no Credicard Hall.
"Eu olhava pra Ivete e ela estava com o rosto preto", contou Noely. Óbvio que choramos junto, né?
Ivete e Roberto Carlos preocupados
Não, não foram só os fãs anônimos que sofreram quando Sandy e Junior anunciaram que iriam seguir caminhos separados.
Eu fiquei muito preocupado, porque a gente não ia ter mais aquele espetáculo que eles faziam.
Roberto Carlos
Também não foi fácil para nossa Veveta:
Na época eu sofri um bocado. Eu conhecia eles desde pequeno, eu imaginei o que difícil seria pra eles
Fernanda Rodrigues, amiga dos dois e parte do elenco da série "Sandy e Junior", também lembrou que a despedida foi difícil: "Eles transbordavam certeza, e a gente transbordava tristeza".
O começo do fim
Noely, que sempre acompanhou de perto a carreira dos filhos, contou que a decisão de levar as coisas mais devagar veio durante uma viagem da dupla à Itália.
A gente estava na Itália, na MTC olhamos pra baixo e estava cheio de gente. E eram fãs italianos, não brasileiros. E eles falaram 'não, não é isso'. Tanto que nesse ano eles pararam com a carreira internacional e o programa. Eu acho que ali foi um 'precisamos ter um pouco de vida'
A decisão de encerrar tudo
Na época em que decidiram pôr fim à carreira em dupla, tanto Sandy quanto Junior sentiam que precisavam seguir outros caminhos.
As músicas que eu cantava com 13 anos eram músicas de uma menina de 13 anos. Aos 20 anos, já era diferente. A gente tinha necessidade de evoluir como artista
Sandy
Foi Junior quem comunicou aos pais a vontade de ambos de encerrar a dupla —e, para marcar esse momento especial, eles escolheram por gravar o Acústico MTV, que vinham adiando para um "momento especial".
Os avós e o começo com 'Maria Chiquinha'
Sim, sabemos que você sabe bem que Sandy e Junior são filhos de Xororó, da dupla com Chitãozinho —dupla esta que nos presenteou com o grande hino brasileiro que é "Evidências".
Mas você sabia que os avós maternos de Sandy também cantavam e que eles foram quem apresentaram "Maria Chiquinha" aos netos?
Pois é: os dois, que já adoravam cantar e viviam cercados por influências musicais em casa, ficaram impressionados quando foram assistir a um show dos avós, Mariazinha e Zé do Rancho. "Eles ficaram alucinados e queriam aprender as musicas", lembrou a avó.
O 'Som Brasil' e um troféu
Depois disso, nem Sandy nem Junior pararam de cantar "Maria Chiquinha" em casa —o que ficou na cabeça de Chitãozinho quando ele e Xororó foram ao programa "Som Brasil", que Lima Duarte apresentava na Globo.
Ao fim do show, Lima viu os filhos de Chitãozinho e perguntou se eles cantavam, ao que o cantor falou dos sobrinhos. O ator e apresentador então falou para Xororó levar as crianças lá. O único pedido de Junior? Um troféu, igual aos do pai.
Eu fui no shopping para comprar um troféuzinho e escrevemos Juninho e sandy
Xororó
Convencendo o pai
Depois do sucesso do "Som Brasil", chegou a proposta para Sandy e Júnior gravarem um álbum, o que causou dúvidas em Xororó e Noely. Mas Sandy insistiu com o pai:
Eu falei 'quando você quis cantar, o seu pai te deu força. Ele te apoiou, e você não vai apoiar a gente?'
Não precisa nem falar que deu certo, né gente?
A série completa está disponível no Globoplay.