Topo

Pokas: Thiago Ventura apresenta o universo da quebrada ao mundo na Netflix

Thiago Ventura estreia Pokas no Netflix - Divulgação/ Juliana Nunes
Thiago Ventura estreia Pokas no Netflix Imagem: Divulgação/ Juliana Nunes

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

02/07/2020 19h39

Thiago Ventura lançou hoje o seu espetáculo "Pokas", na Netflix. O humorista de Taboão da Serra (SP) ficou famoso por levar o mundo "da quebrada" para seus shows. E agora ele leva a periferia para o mundo conhecer na plataforma de streaming. Ele conversou com o UOL sobre esse passo.

"Nunca houve na história um stand up comedy sobre o universo da quebrada. Nem sabia que eu podia ser eu mesmo no palco. Sempre aprendi que para sair de lá, tinha que me adaptar. Ninguém na minha área era exemplo. Na ausência de referência, seja. Hoje, recebo mensagens de criança, que querem contar piada igual eu."

A principal inspiração de Thiago é Richard Pryor (1940 - 2005), humorista americano, famoso por fazer humor em cima do racismo e eventos cotidianos envolvendo preconceito racial e social.

"O cara era demais! Em 1979, ele fazia piada sobre policiais baterem nos pobres e pretos. Olha que atual o texto dele?"

Thiago tem mais de quatro milhões e meio de inscritos no seu canal no YouTube e 4,2 milhões de seguidores no Instagram. Entre seus fãs famosos estão Neymar, Marília Mendonça, Lewis Hamilton e Gabriel Jesus.

"Há 10 anos, quando comecei minha carreira, não imaginava chegar aonde estou. Sou muito grato a essa galera toda que me fortalece."

"Pokas" é o seu terceiro show de comédia.

"O primeiro foi 'Isso é Tudo que Eu Tenho', que falava sobre a importância da comédia na minha vida. O segundo chama-se 'Só Agradece', sobre os frutos que a comédia me deu. E agora criei 'Pokas', que vem de poucas ideias, a filosofia de vida que me trouxe até aqui. Tá ligado?"

°?. por @olucasmoreira ? Dia 02/07/20 vai ser um dia histórico pra comédia nacional. Lançamento na Netflix do especial " Pokas" , 3ro show solo gravado do Thiago Ventura. É realmente um espetáculo, sem medo de exagerar no peso da palavra. Mais de 1 hora de porrada na cara de vagabundo que não tava nem esperando. Um espetáculo onde faz questão de mostrar suas habilidades de escritor, ator, diretor, dançarino e palhaço. Aposto que a maioria das pessoas nem sabia q era possível fazer tanta coisa só com um microfone e sozinho no palco. Além de um show extremamente engraçado, o " POKAS" também serve como uma aula pros amantes e estudiosos da comédia. Uma perfomance toda pensada e estruturada nos seus mínimos detalhes. É a prova de que o Stand Up é arte sim e uma linguagem já muito bem desenvolvida. Thiago demonstra no show pq é o que mais entende e domina essa linguagem. Ele não só domina todos os gatilhos, como também acerta o tiro bem no alvo. Tem uma visão do todo e um cuidado especial com as partes. Quem ja teve a oportunidade de ouvir ele contando uma história no dia a dia e depois viu ela pronta no solo sabe o longo caminho que ele percorre até achar a sua melhor versão. A relação entre as idéias e a estrutura do show traz uma harmonia que faz tudo ficar fluido e natural. O bagulho é muito avançado mesmo. Além disso tudo, ele ainda é o maior exemplo de profissional do riso que tive o prazer de ver de perto. Ninguem eh mais sangue nos zóio e preocupado com qualidade do que ele. Uma busca incessante pela excelência e que por si só já valeria o show todo, mas ai nós tamo falando do Bingão GOAT neh. Assistam! Lucas Moreira ?letra: @emicida Pokas ? 02/07 ? Netflix @netflixbrasil @netflix

Uma publicação compartilhada por T H I A G O V E N T U R A (@othiagoventura) em

No espetáculo, Thiago mostra toda sua trajetória, do começo, contando piada em bares na quebrada até o sucesso nos palcos de teatros renomados.

"Agora o final da trilogia se acaba com 'Pokas'. Daqui para frente, não vou falar mais de passado. Só vou contar histórias do meu dia a dia."

O convite do Netflix veio após produtores da plataforma assistirem um show de stand up dele.

"Já sabia que eles estavam fazendo alguns especiais de humor e tinha ficado feliz com a ideia. Eles me fizeram uma proposta e eu achei bem legal. Espero levar a história da minha quebrada para o maior de número de pessoas possível."