Topo

Morre Johnny Mandel, autor da música-tema de 'MASH', aos 94 anos

Autor da música-tema de "MASH", Johnny Mandel também esteve por trás da trilha sonora de "I Want to Live!" (1958) - Jemal Countess
Autor da música-tema de "MASH", Johnny Mandel também esteve por trás da trilha sonora de "I Want to Live!" (1958) Imagem: Jemal Countess

Do UOL, em São Paulo

30/06/2020 10h57

Johnny Mandel, arranjador norte-americano famoso por criar "Suicide Is Painless", música-tema do filme "MASH", ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1971, morreu ontem aos 94 anos.

A notícia da morte de Mandel foi reportada pela revista norte-americana Variety e pelo jornal britânico The Guardian. Ainda não há detalhes sobre a causa de seu falecimento.

O compositor e pianista norte-americano Michael Feinstein prestou uma homenagem ao amigo com uma publicação em suas redes sociais em que chamou Mandel de "incomparável".

"O mundo nunca mais será o mesmo sem seu humor e visão irônica da vida e da condição humana. Ele era verdadeiramente incomparável, e ninguém sabia escrever ou arranjar da maneira que ele fazia", disse Feinstein.

Nascido em 1925, o arranjador se tornou famoso pelo seu trabalho musical dentro da indústria cinematográfica.

Além de "Suicide Is Painless", Mandel participou da trilha sonora do filme "I Want to Live!" (1958) e da música "Emily", que se tornou tema de "The Americanization of Emily" (1964) e foi regravada por nomes como Frank Sinatra e Bill Evans.