Topo

MC Negão da BL festeja fama e relembra passado: 'Nada para comer em casa'

MC Negão da BL e sua irmã caçula - Instagram/Reprodução
MC Negão da BL e sua irmã caçula Imagem: Instagram/Reprodução

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

27/06/2020 04h00

Sempre sorridente e fazendo piadas, um funkeiro de 22 anos, morador de Magé, na baixada fluminense, acabou se espalhando pelas redes sociais por seus vídeos com constantes brigas com a mãe, nas quais quase sempre acaba levando uns tapas.

Mas quem se diverte com os memes do MC Negão da BL não sabe da história por trás do sucesso de Mateus. Graças ao seu canal no YouTube e seu perfil no Instagram, que somados reúnem mais de 1,5 milhão de seguidores, ele consegue hoje sustentar a casa onde vive com a mãe, a mulher e as três irmãs. A realidade, porém, nem sempre foi fácil.

Sofri para car*lho. Tinha dias que eu ia para escola só para comer porque quando chegava em casa não tinha nada. Quando eu vejo as pessoas falando que não comem isso ou aquilo, sei que nunca passaram necessidade. Quem tem fome come o que tem. Não escolhe.

O interesse pela música veio ainda na infância. Ele sonhava em se tornar jogador de futebol ou cantor, mas precisou atingir a maioridade para perseguir os objetivos.

"Quando era mais novo, passei numa peneira [de futebol] mas não tinha dinheiro para investir. Então resolvi cantar que pelo menos era de graça!", brinca Mateus, agora conhecido como o Negão da BL, nome que ele explica: "Moro beirando a linha do trem. Abreviando fica Beira Linha."

A música ainda não me dá frutos financeiros. Os shows vão ter que ficar para depois da pandemia. Mas a fama nas redes sociais, especialmente agora no isolamento, foi uma das melhores coisas que Jesus me deu. É nossa fonte de renda agora, da minha família.

Em pé de guerra?

Quem assiste aos vídeos de Mateus com sua mãe Gisele pensa que os dois passam o tempo inteiro brigando. Foram justamente os tapas que ela dá no filho que fizeram os vídeos conquistarem tanto sucesso.

Mateus explica que as tretas entre eles acabam servindo para alavancar sua presença nas redes sociais, mas fora das câmeras a relação é bastante tranquila.

Minha mãe tinha um lado protetor demais, queria me esconder do mundo. A criação foi muito difícil, mas foi muito boa

Com três irmãs mais novas em casa, Mateus era o responsável por cuidar das crianças enquanto a mãe passava a semana inteira fora, morando na casa dos antigos patrões.

Não tive minha infância para mim. Ficava trancado. Minha rotina era estudar, chegar em casa e tomar conta das meninas, fazer comida, levar para a escola.

Hoje, depois de muita insistência, Gisele se diverte participando dos vídeos ao lado do filho. "Ela não gostava de gravar, se incomodava. Agora, ela adora ser reconhecida. Quando alguém pede para tirar foto com ela, ela chora de emoção."

Racismo

Apesar da alegria transmitida por seus vídeos e dos milhares de elogios nas redes sociais, o MC sabe o que é sofrer com o racismo. Diante dos protestos que tomaram conta do mundo inteiro nas últimas semanas pelo assassinato de George Floyd pela polícia dos EUA, Mateus lamenta o cenário de violência do Brasil.

O mundo está vivendo um momento em que ninguém mais aguenta sofrer pela cor ou pela pobreza. O povo não pode se acomodar vendo seus filhos e netos morrerem. O preconceito sempre vai existir, o racismo também. Eu já sofri com truculência policial. Gostava de andar bem arrumado. Mas os policiais não gostam de ver um preto de cabelo tingido, de cordãozão, de boné. Já vêm para cima.

Sonhos para o futuro

Nas redes sociais, Mateus é elogiado por sua simpatia e também sua beleza. Mesmo casado, ele ainda recebe cantadas e não se incomoda de interagir com fãs.

Corri atrás para ser reconhecido, então não posso virar a cara e não tirar uma foto quando pedem. Recebo algumas cantadas no dia a dia. Me acho bonito. Se eu não me achar, quem vai? Mesmo se um cara gay elogiar, respeito ele. Sou favela, sou pé no chão, filho de comunidade. Eu aprendi a respeitar a todos. Quando faltam com respeito, eu chuto o balde.

Entre seus fãs também estão alguns nomes famosos. O jogador de futebol Marcelo e o ator Jonathan Azevedo são alguns dos que conversam com Mateus pelas redes sociais. "Nunca achei que viraria realidade conviver com eles!", festeja.

Para o futuro, ele espera emplacar uma música de muito sucesso,para acumular bastante dinheiro e realizar o grande sonho de ser pai.

Meu sonho é estourar uma música. Comprar vários terrenos, fazer várias casas de aluguel para as próximas gerações não sofrerem o que eu sofri. O dinheiro é o que move o mundo. Só palavra bonita não enche o bolso de ninguém