Topo

PC Siqueira deleta canal no YouTube após polêmicas

Prêmio Sexy Hot 2018 - PC Siqueira - Iwi Onodera/UOL
Prêmio Sexy Hot 2018 - PC Siqueira Imagem: Iwi Onodera/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/06/2020 18h28

PC Siqueira deletou seu canal no YouTube, o "maspoxavida". Os fãs do influencer notaram a falta do canal na tarde de hoje. O canal de PC foi criado em 2010, ano em que ele passou a se dedicar a produção de conteúdo para a plataforma. Ele é considerado um dos primeiros youtubers de sucesso do país.

Além disso, ele também deixou sua conta no Instagram em modo privado, impedindo o acesso de novos seguidores.

Na semana passada, a Polícia Civil de São Paulo confirmou ao UOL que está apurando denúncias que surgiram na internet contra PC Siqueira. Pouco depois das acusações virem a público, o youtuber usou suas redes sociais para comentar o assunto e negou as conversas.

As autoridades avaliam a veracidade de imagens que viralizaram nas redes sociais e mostram uma suposta conversa com teor pedófilo entre o youtuber e uma outra pessoa ainda não identificada.

Youtuber se posiciona

Depois de quase 24 horas após as postagens ganharem volume na internet, PC Siqueira usou sua página no Instagram para desmentir a veracidade da conversa.

Ontem, fui pego de surpresa ao ver meu nome sendo utilizado por uma articulação criminosa, que tentou me acusar de algo terrível, que jamais cometi ou cometeria. Confesso que fiquei chocado, atordoado e passei por um dos piores momentos da minha vida. Ninguém imagina um dia ver seu próprio nome envolvido com um crime abominável.

"Pra quem não sabe, um perfil sem credibilidade, que não sabemos quem faz ou está por trás dele, foi o instrumento para gerar essa fake news. O objetivo era com certeza me descredibilizar, fazer com que minha voz fosse calada e que a opinião pública me agredisse cegamente. Mas se trata de uma mentira escancarada e grotesca. Recebi uma série de mensagens, acusações, xingamentos, minha família foi atingida, meu psicológico enormemente abalado. Como vocês podem notar, ao ponto de eu não conseguir me pronunciar por vídeo - o que devo fazer quando eu estiver reestruturado."

Vocês não têm ideia de como foram minhas últimas 24 horas. Pessoal, por favor, prestem mais atenção nas informações que vocês recebem e consomem na internet. Isso é muito perigoso! Não compartilhem conteúdos que possam destruir a vida de alguém, sem antes checar a veracidade disso.

"Se formos prestar atenção nesse vídeo asqueroso, ele leva 1 minuto e 31 segundos para o relógio do celular mudar! Nem esse cuidado os falsificadores tiveram. Além disso, o símbolo de verificação tem um espaçamento diferente do verdadeiro. Está tudo ali, para quem quiser ver. A operadora da suposta linha do vídeo é pré-paga dos Estados Unidos. O celular é um Samsung e está gravando a tela de um iPhone."

"Enfim, são muitas evidências que demonstram a falsificação mal feita. A mais importante delas é que não sou eu. Eu vim aqui esclarecer isso a vocês e a todos que estiveram interessados neste assunto. Tenho recebido ameaças devido ao meu posicionamento político há algum tempo, mas nunca imaginei que seria atingido por algo tão baixo. No mais, muito obrigado pelo carinho de quem me conhece e das pessoas que me seguem. Isso tem sido importante nesse momento. Muito obrigado, de verdade", falou em seu perfil no Instagram.

O que é investigado

Por ora, a apuração é conduzida pela 4ª Delegacia de Proteção à Pessoa, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Além da veracidade das mensagens, os policiais também investigam se o caso teria ocorrido em São Paulo, onde vive PC Siqueira. O posicionamento do youtuber não muda o teor da apuração.

Veja a nota oficial

A 4ª Delegacia de Proteção à Pessoa, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), apura a denúncia feita por meio das redes sociais contra a pessoa citada

Perfil também expôs Japinha

O perfil no Twitter que vazou o suposto vídeo que incriminaria PC Siqueira é o mesmo que exibiu uma conversa quente de Japinha com uma menor de 16 anos. O baterista confirmou a veracidade da conversa e acabou afastado da banda CPM 22 após a repercussão.

Batizado de #ExposedEmo e recém-criado, o perfil estimula que as pessoas enviem seus relatos via DM para "expor assediador que muitas vezes paga de boa pessoa."

Já aproveitando a vibe de #exposed, alguém aí já passou por algum tipo de abuso de famoso/pseudo do movimento emo? Vamo aproveitar pra encorajar a galera de expor assediador que muitas vezes paga de boa pessoa.
Minha DM tá aberta pra relatos!#RT

-- #ExposedEmo (@ExposedEmo1) June 1, 2020

Amigos confusos

As pessoas próximas de PC Siqueira demonstraram preocupação enquanto esperavam a manifestação de PC Siqueira. Em seu Twitter, o humorista Rafinha Bastos falou sobre o caso e admitiu estar "confuso".

Fui pego de supresa por essa história do PC. Não tivemos contato nos últimos dias. Eu e o Cauê estamos esperando ele se pronunciar. Só o PC sabe da veracidade disso. É mto pesado. Tô quieto pq ñ sei a real e ñ quero contribuir pra que ele faça uma merda c/ a própria vida. (segue)

-- Rafinha Bastos (@rafinhabastos) June 11, 2020

"Fui pego de surpresa por essa história do PC. Não tivemos contato nos últimos dias. Eu e o Cauê estamos esperando ele se pronunciar. Só o PC sabe da veracidade disso. É muito pesado. Tô quieto porque não sei a real e não quero contribuir pra que ele faça uma merda com a própria vida."

Tô com raiva e tô confuso. Isso foi muito inesperado. Tô tentando segurar a onda pra não cometer injustiça... mas preciso de respostas

Posteriormente, em um longo vídeo publicado em seu canal no YouTube, Rafinha falou mais abertamente sobra a situação. "Eu queria vomitar tudo naquele momento [em que fiquei sabendo da acusação]. Eu acho que é normal esse sentimento. Por mais que eu não tenha ligação com o que aconteceu, o cara é meu colega, temos um canal juntos, fizemos uma série de projetos juntos", frisou em um trecho da publicação.

Cauê Moura, que junto com PC e Rafinha formaram o canal "Ilha de Barbados", também se manifestou sobre as acusações e disse ter sido pego de surpresa com a história envolvendo o seu colega, e afirmou que não vê mais sentido na continuidade do canal.

"Assim como vocês, tomei conhecimento do caso envolvendo o PC por meio das redes sociais. Fiquei completamente chocado. Mantive o silêncio até agora, mas o benefício da dúvida se esgotou. Que todos os envolvidos sejam submetidos à lei. Que essa criança seja salva com urgência", escreveu Moura, em comunicado postado no Twitter.

A youtuber Carol Moreira chegou a ser atacada por desconfiar da veracidade do vídeo que serviu como base para a denúncia. Ela pediu desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas e explicou sua visão como uma pessoa que trabalha na área.

gente, eu apaguei os tweets anteriores pq tem muita gente falando que eu tô passando pano e eu não quero passar essa impressão. eu só quis ressaltar que, como editora que sou, o vídeo é muito fácil de ser manipulado. perdão se pareceu outra coisa. me desculpem.

-- Carol Moreira (@carolmoreira3) June 10, 2020

Só quis ressaltar que, como editora que sou, o vídeo é muito fácil de ser manipulado. Perdão se pareceu outra coisa. Me desculpem

Carol ainda mostrou um aplicativo que cria conversas como a que serviu de base para a denúncia.

eu nem sabia, mas tem um aplicativo que faz isso. é assustador. https://t.co/KC4pmyzyBB

-- Carol Moreira (@carolmoreira3) June 10, 2020