Topo

Vídeo de 2015 "previu" pandemia e caso George Floyd

Vídeo de 2015 "previu" pandemia e caso George Floyd - Reprodução/Instagram/zenlocc
Vídeo de 2015 "previu" pandemia e caso George Floyd Imagem: Reprodução/Instagram/zenlocc

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 12h44

Um vídeo postado em 2015 no Instagram está sendo apontado pelos usuários como uma "previsão" dos acontecimentos deste ano, como a pandemia do novo coronavírus, a morte de George Floyd após uma ação policial e os protestos em decorrência dela.

O vídeo, postado em abril de 2015 na conta de um usuário chamado "zenlocc", mostra uma sequência de ilustrações, como a estátua da Liberdade usando máscara e suando, como se estivesse febril, uma pessoa segurando um cartaz onde se lê "Black Lives Matter" (vidas negras importam, em tradução literal), que ganhou manifestações nas ruas e nas redes sociais após a morte de Floyd.

O que mais chamou a atenção, no entanto, é uma pessoa negra deitada no chão com uma nuvem de texto que diz "I can't breathe" (não consigo respirar), frase dita por Floyd ao policial ajoelhado em seu pescoço.

I don't trust the system it's just a plant...

Uma publicação compartilhada por Zen (@zenlocc) em

O responsável pelo vídeo, que tem mais de 900 mil curtidas, garante que não é um vidente. Em uma postagem há dois dias, Zenlocc explicou que a animação original é de um clipe chamado 2014 em um minuto e que a única coisa que ele fez foi retirar trechos do vídeo que acreditava que retratavam bem o mundo naquela época, quando o ebola era enfrentado e protestos semelhantes também aconteciam.

"Então eu não sou um viajante do tempo e não posso ver o futuro. Nós estamos repetindo a história há anos e vocês não notaram até agora. Acordem, manos", escreveu ele.