Topo

'13 Reasons Why': o que lembrar antes de maratonar a última temporada

Justin (Brandon Flynn), Clay (Dylan Minnette), Jess (Alisha Boe) e Tony (Christian Navarro) na quarta temporada de "13 Reasons Why" - David Moir/Netflix
Justin (Brandon Flynn), Clay (Dylan Minnette), Jess (Alisha Boe) e Tony (Christian Navarro) na quarta temporada de '13 Reasons Why' Imagem: David Moir/Netflix

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 04h00

Parece que faz séculos que estávamos escutando as fitas de Hannah Baker em "13 Reasons Why"...

Mas o tempo passou, novas temporadas vieram e amanhã vai estrear a quarta e última (ufa!) temporada da série. Entre assassinatos, segredos e um quase tiroteio, aconteceu muita coisa com os alunos da Liberty High, e o UOL ajuda você a lembrar tudo o que precisa antes de maratonar toda a nova temporada.

Monty foi preso e morreu

Montgomery (Timothy Granaderos) foi preso por ter estuprado Tyler (Devin Druid) com um cabo de vassoura, lá na segunda temporada. Aproveitando que ele já estava na prisão, Ani (Grace Saif) bolou um plano para que ele levasse a culpa pela morte do Bryce (Justin Prentice). Mas o garoto morreu na prisão, misteriosamente.

Monty na terceira temporada de '13 Reasons Why' - David Moir/Netflix - David Moir/Netflix
Imagem: David Moir/Netflix

Tá, mas quem matou o Bryce mesmo?

O grande culpado foi o Alex (Miles Heizer). Bryce havia marcado de encontrar Jess (Alisha Boe) nas docas, para entregar a ela uma fita em que se desculpava por tê-la estuprado. Zach (Ross Butler), porém, chegou antes e agrediu Bryce, chegando a quebrar um braço e uma perna dele.

Bryce (Justin Prentice) na terceira temporada de '13 Reasons Why' - David Moir/Netflix - David Moir/Netflix
Imagem: David Moir/Netflix

Jess chegou depois, acompanhada de Alex. Bryce entregou a ela a fita e pediu ajuda para levantar. Mas, enquanto caminhava com os dois em direção ao carro, Bryce começou a insultar Jess, e Alex o empurrou para o rio. Sem poder nadar, Bryce se afogou.

O xerife Standall (Mark Pellegrino), pai de Alex, parece ter uma boa noção de que foi isso que aconteceu, mas ocultou evidências para proteger seu filho. Xiii...

O que Winston vai fazer?

A terceira temporada apresentou Winston (Deaken Bluman), com quem Monty teve um romance (sim, Monty era gay, mas escondia isso). E Winston sabe bem que Monty não matou Bryce porque o garoto estava com ele na mesma hora em que Bryce morreu. Ao fim da temporada, ele confrontou Ani e deu a entender que ia limpar o nome de Montgomery.

Winston na terceira temporada de '13 Reasons Why' - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os dramas nunca acabam, né?

E as armas?

Já que Clay (Dylan Minnette) e companhia nunca conseguem ter um descanso, mais algumas assombrações do passado vão voltar: as armas que Tyler ia usar para atacar os colegas no baile da escola, no fim da segunda temporada.

Tyler em cena da segunda temporada de 13 Reasons Why - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As armas foram jogadas no rio depois que Clay conseguiu impedir Tyler de levar o plano adiante, mas no final do terceiro ano elas foram encontradas por pescadores. Isso pode complicar bastante as coisas para o grupo —e principalmente para Tyler, que vinha conseguindo superar seu trauma.

A família de Tony

Tony (Christian Navarro) também sofreu uma perda grande na terceira temporada: sua família inteira foi deportada, após uma denúncia feita pela família de Bryce. Será que ele conseguirá revê-los?