Topo

Criador de conteúdo de 12 anos expõe racismo e rebate: 'Não me abala'

Adriel Bispo, de 12 anos, resenha livros na internet  - Reprodução/Instagram @livrosdodrii
Adriel Bispo, de 12 anos, resenha livros na internet Imagem: Reprodução/Instagram @livrosdodrii

Do UOL, em São Paulo

29/05/2020 14h56

Adriel Bispo, garoto de 12 anos que lê e resenha livros no Instagram, foi atacado na última quarta-feira (27) com insultos racistas por mensagens privadas. Em resposta, o menino que se intitula como um admirador da cultura nerd e geek expôs os ataques em seus stories: "esse tipo de coisa não me abala [...] tenho orgulho de ser negro".

"Em pleno século 21 pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com psicológico de pessoas fracas, esse tipo de coisa não me abala em nenhum ponto. ALIÁS, tenho orgulho de ser negro", disse Adriel (@livrosdodrii).

Após a atitude, diversos perfis nas redes sociais passaram a divulgar a página do garoto, que passou de 18 mil seguidores no Instagram para mais de 370 mil. Desde então, Adriel tem agradecido pelo apoio e pelas novas pessoas que passaram a acompanhar seu conteúdo,

Em entrevista à revista Marie Claire, a mãe de Adriel, Deise Santos Oliveira, de 32 anos, contou um pouco da trajetória do filho com a leitura. "A paixão dele por livros vem desde de que ele era uma criança. A madrinha sempre deu livros nos aniversários e ele tomou gosto. Ele pega livro no lixo, pede pros vizinhos, primos, ele adora".

"Sempre peço que ele resolva tudo na calma, falei pra ele ter orgulho de quem ele é, da onde ele veio e da raça dele. Sempre falamos sobre isso. Meu filho é meu orgulho e deu uma resposta à altura. Mas pedi que ele excluísse, infelizmente esse não é o primeiro e nem será o último insulto. Mas ele deu a resposta que eu ensino pra ele", ela diz.

Por fim, a ex-promotora de venda conta o que pôde ser obtido de tudo isso, já com a denúncia feita: "Há males que vem para o bem. Essa pessoa cometeu isso e meu filho recebeu muito amor. E que agora ele retribua tudo".