Topo

Você merece ser feliz? Craque Daniel diz quais frases de livro valem tapa

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 04h00

Você compraria um livro que se diz de autoajuda e traz frases como...

Tudo é impossível

Ou...

O preço da aceitação social é impagável

E ainda:

Todos sofremos de uma doença terminal e incurável chamada vida?

Não se assuste. Em tempos de isolamento social e depressão, adquirir "Você Não Merece Ser Feliz - Como Conseguir Mesmo Assim" (Instrínseca) é uma das melhores coisas que você poderia fazer para a sua vida na quarentena.

Daniel Furlan  - Leo Aversa/Divugação - Leo Aversa/Divugação
Daniel Furlan
Imagem: Leo Aversa/Divugação

Método inovador

Hilária, a obra mistura o gênero best-seller ao humor sagaz de Daniel Furlan (o comentarista de futebol Craque Daniel do programa "Falha de Cobertura") e Pedro Leite (parceiro nos projetos da TV Quase), que juntos criaram uma obra de inspiração niilista e um novo método. Resumindo: até dá para ser feliz, mas você precisa abrir mão de toda a sua esperança e da ideia ultrapassada de querer mudar algo no mundo ou em si mesmo.

Humor 'perigoso'

Ou seja, a felicidade viria exatamente de um desapego total que beira a filosofia nietzschiana. Ou talvez não tenha absolutamente nada a ver com isso. Na pior das hipóteses, você dará boas risadas no caminho da leitura. É como diz Pedro Leite, em entrevista ao UOL:

Não sei se esse método sobreviveria a uma análise mais rigorosa. É humor, apesar de a gente querer dizer que não é. A única questão é que é um método que provavelmente te levaria para a cadeia

Livro tem frases que valem tapa

Entre passagens brilhantes e outras contestáveis, várias frases de "Você Não Merece Ser Feliz" poderiam levar tranquilamente o interlocutor a tomar um tapa na cara, ao estilo do quadro criado por Daniel Furlan no programa "Último Programa do Mundo" que hoje é sucesso internet. E nós testamos com ele mesmo essa teoria (veja mais no vídeo no início deste texto).

No fim da entrevista, uma conclusão inexorável

É o momento ideal para ser feliz, como bem defende o Pedro. Estão todos isolados em casa. Não tem ninguém para a atrapalhar. É um ótimo momento para as pessoas comprarem o livro e mergulharem nesse abismo que é a felicidade
Craque Daniel