Topo

Lembra dele? Ator de 'White Lines' já fez novela da Globo e adora o Brasil

Nuno Lopes, o Boxer de "White Lines", foi o Murruga da novela "Esperança", em 2002 - Reprodução/Globo/Netflix
Nuno Lopes, o Boxer de 'White Lines', foi o Murruga da novela 'Esperança', em 2002 Imagem: Reprodução/Globo/Netflix

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

25/05/2020 04h00

Se você já deu uma chance para "White Lines", a série da Netflix do mesmo criador de "La Casa de Papel", com certeza já viu Boxer. O personagem do ator Nuno Lopes é segurança de uma das famílias mais tradicionais de Ibiza e é quem ajuda a protagonista a ir atrás da verdade sobre o assassinato do irmão dela.

O que você provavelmente não sabe é que o ator é português e já morou no Brasil. Nuno Lopes foi o Murruga da novela da Globo "Esperança". 18 anos depois, ele mantém os laços com o nosso país e cultiva amizades por aqui, além de já ter participado de outras produções brasileiras.

Veja os elos de Nuno Lopes com o Brasil:

'Esperança'

Nuno Lopes - Reprodução - Reprodução
Nuno Lopes na capa do CD de 'Esperança'
Imagem: Reprodução

Em 2002, Nuno Lopes interpretou José Manuel na novela "Esperança". Na trama, ele era um português que havia chegado ao Brasil ainda menino e odiava o apelido Murruga, dado por seus companheiros da pensão onde vivia no Rio de Janeiro. Ele era filho de Antonio (Luís de Lima) e Antonia (Beatriz Segall) e ainda contracenou com Maria Fernanda Cândido, a Nina, uma enfermeira por quem ele era apaixonado.

Na época da novela, Nuno tinha 24 anos e chegou até a estampar o CD da trilha sonora internacional da novela. Hoje, aos 42, ele já trabalhou no mundo todo e tem 17 prêmios internacionais.

'Joaquim'

Apesar dos laços que criou aqui, Nuno só voltou a trabalhar com brasileiros 15 anos depois, em 2017, no longa "Joaquim", de Marcelo Gomes, que reconta a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No filme, que passou pelo Festival de Berlim, ele contracenou com atores como Julio Machado e Rômulo Braga.

'O Grande Circo Místico'

O candidato do Brasil para concorrer a melhor filme estrangeiro no Oscar de 2018 também tinha o ator português no elenco. Nuno Lopes interpretou Coriolano no filme de Cacá Diegues. O drama tinha ainda outros atores estrangeiros, como os franceses Vincent Cassel e Catherine Mouchet e o polonês Dawid Ogrodnik.

Amizade com Duvivier

Em dezembro do ano passado, Nuno Lopes postou em seu Instagram uma foto de um encontro com Gregorio Duvivier em Lisboa. Na legenda, ainda cobrou uma visita do amigo João Vicente. As postagens do ator português também mostram que ele mantém um vínculo mais do que afetivo com o Brasil e acompanha de perto grandes questões do país.

Marielle, presente!

Paris #mariellepresente

Uma publicação compartilhada por Nuno Lopes (@nunolopes) em

Na ocasião da morte de Marielle Franco, Nuno Lopes fez questão de se posicionar. "Não vão silenciar Marielle", escreveu o ator português ao compartilhar a notícia da morte da vereadora do PSOL do Rio, em março de 2018. Meses depois, ele voltou a homenagear a brasileira mostrando um retrato dela em uma via pública de Paris e usando a hashtag #mariellepresente.