Topo

Naomi Campbell, 50 anos: 50 coisas que você não sabia sobre a modelo

Naomi Campbell no Met Gala 2019 - Theo Wargo/WireImage
Naomi Campbell no Met Gala 2019 Imagem: Theo Wargo/WireImage

Arthur Belotto

Do UOL, em São Paulo

22/05/2020 04h00

Naomi Campbell, um dos maiores ícones da moda, completa 50 anos nesta sexta (22). Carregando o título de 'supermodelo', a britânica não fez sucesso apenas nas passarelas e capas de revista. Em filmes, séries, videoclipes e até nas manchetes dos tabloides ela deixou sua marca.

Para celebrar a modelo, listamos 50 curiosidades sobre sua carreira, vida pessoal e polêmicas

O começo da carreira

via GIPHY

1. Uma das primeiras aparições de Campbell não foi nas passarelas! Aos 7 anos, ela participou do videoclipe de 'Is This Love' de Bob Marley.

2. Naomi nasceu em Londres.

3. Sua mãe é jamaicana e era dançarina. Foi ela quem ensinou Campbell a andar na passarela.

4. Aos 10 anos, Naomi estudou balé na Italia Conti Academia de Artes de Teatro.

5. Como modelo, ela foi descoberta aos 14 anos de idade enquanto voltava para casa da escola de uniforme.

6. Campbell nunca conheceu o pai, que abandonou sua mãe quando ela ainda estava grávida.

7. O sobrenome Campbell veio do segundo casamento da mãe.

Supermodelo

via GIPHY

8. Naomi já apareceu em mais de 500 capas de revistas.

9. Recentemente, ela mesma produziu, posou e fotografou sozinha a capa da revista americana Essence, por conta da pandemia de covid-19.

10. Foi a primeira modelo negra a aparecer na capa da revista Time, da Vogue francesa e russa e também foi a primeira modelo britânica negra a aparecer na capa da Vogue britânica. Em agosto de 1988, ela fez a histórica capa da Vogue francesa, depois do amigo e mentor Yves St. Laurent ameaçar retirar suas propagandas da revista se ela continuasse recusando modelos negras na capa.

Naomi na Vogue - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

11. No ano seguinte, Naomi apareceu na capa da Vogue norte-americana, o que marcou a primeira vez que uma modelo negra aparecia na edição de setembro, tradicionalmente a maior e mais importante edição do ano.

12. Naomi sempre falou abertamente sobre o preconceito no mundo da moda. "Eu posso ser considerada uma das maiores modelos do mundo, mas eu não faço a mesma quantia de dinheiro que minhas colegas brancas", disse ela em 1991.

13. Naomi recebeu o título de "supermodelo" nos anos 1990. Ao lado de Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Kate Moss, Linda Evangelista e Christy Turlington formava o "Big Six" da moda.

14. Naomi Campbell é tão icônica que conseguiu transformar um acidente na passarela em arte. Em 1993, durante um desfile de Vivienne Westwood, ela se desequilibrou e caiu enquanto usava um par de sapatos plataforma bem alto. Os sapatos que ela usou já foram expostos em vários museus como o Victoria and Albert Museum e o Fashion Museum Antwerp.

Naomi cai durante desfile - Guy Marineau/ Getty Images - Guy Marineau/ Getty Images
Imagem: Guy Marineau/ Getty Images

15. Foi coroada Ícone da Moda pelo Conselho Britânico da Moda.

Naomi na música

16, Naomi cantora? Sim! Em 1994, Naomi lançou "Baby Woman", seu primeiro e único álbum. Ele se saiu bem apenas no Japão, onde vendeu cerca de 1 milhão de cópias, já no Reino Unido não conseguiu alcançar o top 75 nas paradas, enquanto o único single "Love and Tears" alcançou o top 40. O álbum virou piada entre os críticos e inspirou o Naomi Awards para músicas pop ruins.

17. Ela foi o interesse amoroso de Michael Jackson no videoclipe de "In the Closet".

18. Campbell apareceu em "Sex", o polêmico livro de Madonna, em fotos nuas com a cantora e o rapper Big Daddy Kane.

19. Ela fez backing vocal na música "Cool as Ice", do cantor Vanilla Ice.

20. Seu cantor favorito é Prince.

21. Aos 12 anos ela fez sapateado no videoclipe de "I'll Tumble 4 Ya", do Culture Club.

22. Estrelou o videoclipe de "Girl Panic" do Duran Duran, como o vocalista Simon Le Bon. Cindy Crawford, Helena Christensen, Eva Herzigova e Yasmin Le Bon interpretaram os outros membros da banda.

Outros Negócios

23. Desde 1999, Campbell já lançou 25 perfumes.

24. Em 1994, ela lançou o livro "Swan" sobre uma supermodelo que lidava com chantagens. O livro não foi muito bem recebido pela crítica e, na verdade, foi escrito pela ghost writer Caroline Upcher. Naomi justificou que "não tinha tempo para sentar e escrever um livro".

25. Em 1995, ao lado das modelos Claudia Schiffer, Christy Turlington e Elle Macpherson, Campbell investiu em uma rede de restaurantes chamada Fashion Cafe. Três anos depois, os diretores foram presos por fraude e lavagem de dinheiro.

Naomi no Brasil

Naomi e Seu Jorge no baile de gala da amfAR - Fernanda Calfat/Getty Images - Fernanda Calfat/Getty Images
Imagem: Fernanda Calfat/Getty Images

26. A modelo já esteve no Brasil mais de dez de vezes e deixou claro seu amor pelo país.

27. Esteve em diversas edições da São Paulo Fashion Week e se jogou no Carnaval brasileiro participando até do desfile da Portela, no Rio de Janeiro, em cima do segundo carro alegórico da escola, em 2008.

28. Durante uma passagem pelo Carnaval do Rio em 2005, teve um affair com o ator Sérgio Marone.

29. Em 2007, foi convidada pelo então prefeito César Maia para ser a embaixadora oficial da cidade do Rio de Janeiro.

30. Ela viu um show do Elton John, em São Paulo, em 2009.

31. Participou três vezes do "Programa do Jô" e, na entrevista de 2016, disse que quer trazer a mãe para conhecer o país.

Naomi no Jo - Ricardo Martins/Globo/Divulgação - Ricardo Martins/Globo/Divulgação
Imagem: Ricardo Martins/Globo/Divulgação

32. Em 2015, colocou um paparazzo para correr em Trancoso quando passou o Réveillon no país com a amiga Kate Moss.

Filmes e séries

via GIPHY

33. Nos anos 1990, Campbell teve pequenos papéis em "Miami Rhapsody" e "Girl 6", de Spike Lee.

34. Já participou de comédias como "Ali G Indahouse", "Zoolander 2" e "Sexy por Acidente".

35. Em 2013, Naomi se envolveu com o reality "The Face", que tinha o objetivo de treinar a próxima geração de supermodelos e escolher uma delas para se tornar o rosto de uma marca. Nos EUA, ela foi "coach" e jurada, enquanto na versão britânica e australiana da competição foi apresentadora. Neste ano, Campbell foi jurada do reality da Amazon "Making the Cut".

36. Em 2015, Campbell participou de duas séries. Ela teve um papel em "Empire" e participou de dois episódios de "American Horror Story: Hotel", como uma editora da Vogue.

37. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, Campbell lançou seu programa "No Filter with Naomi", no YouTube, onde ela bate um papo com vários convidados. A primeira a participar foi Cindy Crawford.

Polêmicas e vida pessoal

via GIPHY

38. Apesar do status de supermodelo, a Elite Model Management, que representava Campbell desde 1987, dispensou-a em 1993 e justificou "que não havia quantidade de dinheiro ou prestígio que justificassem o abuso da equipe e de clientes". Um tempo depois, o fundador da Elite, John Casablancas, descreveu a modelo como "manipulativa, grosseira e impossível".

39. Campbell já foi condenada por agressão em quatro ocasiões, depois de ser acusada 11 vezes de cometer atos de violência contra seus empregados, associados e outros indivíduos entre 1998 e 2009.

40. Um dos casos mais conhecidos aconteceu em 2007, quando foi considerada culpada por agressão, após jogar um celular contra uma ex-empregada durante uma briga em seu apartamento em Nova York. Campbell teve que pagar as despesas médicas da empregada, frequentar aulas de controle de raiva e fazer cinco dias de serviço comunitário.

41. No último dia de serviço comunitário, Naomi apareceu usando um vestido longo prateado da Dolce & Gabbana e salto alto. O motivo do look? Ela ia direto de lá para a festa de aniversário do amigo Elton John.

42. Em 2008, Campbell mostrou que tinha bom humor e parodiou ela mesma em um comercial dirigido pelo ator Zach Braff que a mostrava quebrando seu salto alto enquanto cuidava de um jardim.

43. Na lista de relacionamentos de Naomi estão: Mike Tyson, Usher, Robert De Niro —que ela considera o maior amor de sua vida— e Gerard Butler.

44. Em sua série no YouTube, Naomi disse que parou de fumar.

45. Ela é mergulhadora profissional.

46. Naomi ama as Olimpíadas. Ela já disse em várias ocasiões que ama assistir aos Jogos Olímpicos. Em 2012, com outras sete modelos britânicas, ela representou a moda nas Olimpíadas de Londres.

47. Em 2007, ela entrevistou o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez para GQ britânica.

Causas humanitárias

48. Envolvida com diversas causas sociais, Campbell recebeu vários prêmios por seu trabalho na luta contra a pobreza e a Aids.

49. Através de seu trabalho humanitário, Naomi se tornou amiga do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que se referia a ela como "neta honorária".

50. Em 2005, ela fundou duas organizações de caridade: Fashion Relief, com o objetivo de levantar dinheiro para ajudar vítimas do furacão Katrina, e We Love Brazil com o intuito de ajudar na luta contra a pobreza através de atividades artísticas e culturais.