Topo

J.K. Rowling desmente boatos sobre onde escreveu Harry Potter

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, revelou os locais onde realmente escreveu a saga - AFP PHOTO / GLYN KIRK
J.K. Rowling, autora de Harry Potter, revelou os locais onde realmente escreveu a saga Imagem: AFP PHOTO / GLYN KIRK

Do UOL, em São Paulo

21/05/2020 23h02

Os locais relacionados à saga "Harry Potter" atraem milhares de turistas todos os anos: além da icônica estação King's Cross, em Londres, na Inglaterra, e do parque temático na Universal, em Orlando, nos EUA, diversos estabelecimentos se intitulam "o berço de nascimento" do bruxinho, dizendo que J.K. Rowling escreveu parte da história lá.

Hoje, a autora decidiu desmentir os boatos no Twitter e revelar onde a saga realmente nasceu: a maior parte foi em seu próprio apartamento.

Tudo começou quando um fã mandou para ela uma foto do Elephant Cafe em Edimburgo, na Escócia, perguntando se aquele realmente era o berço de nascimento de "Harry Potter".

Ela prontamente respondeu: "Tenho pensado em dedicar uma parte do meu site às supostas inspirações e berços de nascimento de Potter. Eu já estava escrevendo Potter há anos quando pisei pela primeira vez nesse café, então não é o berço de nascimento. Mas eu realmente escrevi lá, então vou deixar."

Uma revelação impressionou os fãs: a autora nunca esteve na Livraria Lello, em Portugal. O boato é que ela teria escrito grande parte da história lá quando morou em Porto, e que a escadaria do estabelecimento foi o que inspirou as famosas escadas móveis de Hogwarts.

"Nunca estive nessa livraria em Porto. Nunca nem soube que existia!", ela escreveu. "Ela é linda e eu gostaria de tê-la visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts!"

"Esse é o verdadeiro berço de nascimento de Harry Potter, se você definir 'berço de nascimento' como o local onde eu coloquei a caneta no papel pela primeira vez. Eu alugava um quarto em um apartamento sobre o que, na época, era uma loja esportiva. Os primeiros tijolos de Hogwarts foram erguidos em um apartamento na Clapham Junction."

J.K. Rowling acrescentou: "Se você definir o berço de nascimento de Harry Potter como o local onde eu tive a ideia inicial, então foi o trem Manchester-Londres. Mas sempre vou me divertir com a ideia de que Hogwarts foi diretamente inspirada por lugares lindos que eu vi ou visitei, porque está muito longe da verdade."

Outros boatos que a autora desmentiu: que Hogwarts foi baseada em escolas de Edimburgo, e que ela teria usado um parquímetro específico enquanto escrevia "Harry Potter e as Relíquias da Morte", último livro da saga — "Eu não sei dirigir", riu.

Mas nem tudo está perdido: para quem quer visitar os locais corretos, J.K. indicou um café na Rua Santa Catarina, em Porto, onde realmente escreveu parte da história.

"Este prédio fica em Manchester e costumava ser o Bourneville Hotel (quase certeza de que é este. Talvez seja o vizinho). De qualquer forma, passei uma única noite lá em 1991, e quando saí na manhã seguinte, havia inventado o quadribol", revelou.