PUBLICIDADE
Topo

Como 'Schitt's Creek' se tornou um fenômeno justamente quando acabou

O elenco de "Schitt"s Creek" - Instagram/Reprodução
O elenco de 'Schitt's Creek' Imagem: Instagram/Reprodução

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 04h00

Sabe aquele ditado que diz que só damos valor a alguma coisa quando a perdemos? Foi mais ou menos o que aconteceu com "Schitt's Creek", série canadense que se tornou queridinha da crítica e do público justamente quando estreou sua sexta e última temporada.

Encerrada em abril, "Schitt's Creek" marcou recordes de audiência nos últimos episódios e finalizou sua trajetória em seu pico de popularidade. As três primeiras temporadas do seriado estão disponíveis no UOL Play, Mas se você ainda está na dúvida se deve ou não assistir, te contamos o segredo por trás do sucesso.

"Schitt's Creek" conta a história de uma família riquíssima que perde tudo e é obrigada a trocar o luxo de Hollywood por uma vida simples na cidadezinha que eles compraram como piada nos anos 1990, a tal Schitt's Creek.

Estrelada e criada por Eugene Levy, famoso por filmes como "American Pie", ao lado de seu próprio filho (na série e na vida real), Dan Levy, a série foi rejeitada por canais como HBO e Showtime e acabou estreando em 2015 num pequeno canal a cabo americano, a Pop TV.

O que não se esperava, porém, era o fenômeno que "Schitt's Creek" se tornaria com o passar dos anos. Em 2019, se consolidou como a primeira série da história da Pop TV a ser indicada ao Emmy, feito que tem tudo para se repetir este ano, especialmente nas categorias de Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz de Comédia para Catherine O'Hara, que interpreta a matriarca Moira.

Em entrevista ao "The Guardian", Dan Levy defende que o segredo de tanto sucesso foi o boca-a-boca que se iniciou antes de a série estourar. "É aquele efeito Justin Bieber. Quando as pessoas encontraram Bieber no YouTube, sentiram aquele senso de proteção por ele, como se fosse um segredo que eles tinham sorte de compartilhar. As pessoas sentiram como se tivessem descoberto essa série e pediram para todos os amigos e familiares assistirem", sugeriu o ator.

"Schitt's Creek" também virou febre entre grandes celebridades. Nicole Kidman e Jennifer Lawrence se declararam fãs do programa, enquanto Mariah Carey chegou até a tuitar sobre uma das cenas.

O que era somente um caso de ricos se adaptando a uma nova realidade se transformou em uma verdadeira história de amor e companheirismo. "O objetivo era que, no final da série, a família se desse conta do valor do amor. Dinheiro pode resolver várias coisas. Mas eles nunca conseguiriam comprar a intimidade que conquistaram ao longo das temporadas", refletiu Dan, em entrevista a "Variety".

Mesmo no ápice de popularidade e alcance, os criadores de "Schitt's Creek" resolveram que seria melhor colocar um ponto final na série. "Eu não quis comprometer a qualidade da história em momento algum. Não valia a pena correr esse risco", admitiu Dan. Pela recepção tão calorosa, valeu a pena. Se você ainda não assistiu, já tem motivos o bastante para devorar todas as temporadas.