Topo

'18 Presentes': A história real por trás do comovente filme italiano

Cena do filme "18 Presentes", da Netflix - Reprodução
Cena do filme '18 Presentes', da Netflix Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

16/05/2020 04h00

Se você já se emocionou com "Milagre na Cela 7" e não vê a hora de chorar mais um pouquinho na frente da TV, este momento é todo seu: separe o lencinho e dê o play em "18 Presentes", que está há dias entre os mais assistidos da Netflix.


(O trailer é em italiano, mas o filme tem legendas em português)

O filme italiano narra a história de Anna (Benedetta Porcaroli), uma garota que vai descobrindo a história da mãe, que morreu logo após seu nascimento, por meio de presentes deixados à ela para cada aniversário. Junto com as lembranças, há cartas que a guiarão em diferentes momentos da vida. Contando assim, de forma resumida, parece tranquilo, mas não se engane: o drama de 1h54 de duração pega muito mais pesado.

É uma história real

A premissa é verdadeira. O roteiro é inspirado na história da italiana Elisa Girotto. No dia do nascimento da filha, Anna, ela foi diagnosticada com um câncer de mama avançado. O casamento com o pai da menina, Alessio Vincenzotto, aconteceu um mês depois de receber a notícia. Sabendo da gravidade do caso, ela começou a preparar presentes para que fossem entregues à filha a cada aniversário, até atingir a maioridade. Elisa morreu aos 40 anos em setembro de 2017, pouco depois de Anna completar 1 ano de vida.

O que é ficção no filme

A verdadeira Anna nasceu em agosto de 2016, mas, no filme, a menina vem ao mundo em 2001. Isso porque a história ficcional vai acompanhar sua jornada até os 18 anos. Essa é a licença poética do filme: Alessio, o pai de verdade, é um dos roteiristas e ajudou a imaginar o crescimento da filha (afinal, Anna tem, hoje, só três anos de idade).

Quais são os presentes

Elisa deixou para Anna brinquedos, bonecas e livros para os seus primeiros anos de vida. Para o aniversário de 13 anos, há a primeira joia e um diário secreto para que seja aberto quando ela fizer 14 anos. Já para o aniversário de 18 anos, ela deixou um globo terrestre com pinos em todos os destinos que ela recomenda que a filhe visite (spoiler: o filme traz um presente diferente para quando ela atinge a maioridade). Entre os presentes também há mensagens gravadas e cadernos com conselhos maternais para a menina.

Quem são os atores

O elenco é italino e pouco conhecido fora de lá. Anna é interpretada por Benedetta Porcaroli, já conhecida por outro sucesso italiano da Netflix: a série "Baby". Elisa é vivida por Vittoria Puccini, de "Beije-Me Outra Vez". O papel de Alessio é feito pelo ator Edoardo Leo.

Cena do filme '18 Presentes', da Netflix - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como estão Alessio e Anna

Alessio tem 43 anos e vive hoje em Spresiano, na Itália, com Anna. Ele é bem reservado em relação à exposição da filha e, apesar de estar em redes sociais como Facebook e Instagram, ele não publica fotos da menina.

E não foi só a filha que Elisa contemplou com lembranças: ela também deixou cartas para Alessio, espalhadas por toda a casa. Em entrevista à "Vanity Fair", ele contou:

Elisa viu vida no que aconteceu, ela encarou com um sorriso. Eu espero que a história da minha mulher ajude as pessoas a refletirem sobre a importância do amor na nossa vida, que deve sempre ser sentido ao máximo, mesmo em tempos difíceis.

Nosso conselho: hidrate-se antes de ver o filme