Topo

Pugliesi deve 'arcar com responsabilidade', avalia diretora de agência

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 14h03

A festa que a influencer Gabriela Pugliesi deu durante a quarentena gerou controvérsia nas redes sociais e resultou em grandes prejuízos —pessoais e profissionais— para ela, que teve contratos cancelados e acabou desativando sua conta no Instagram.

O UOL Debate discutiu os desafios para os influenciadores digitais durante a pandemia do novo coronavírus e como continuar produzindo conteúdo —com qualidade e responsabilidade— durante a quarentena.

As influenciadoras, Alexandra , Gurgel (@alexandrismos), Carla Lemos (@modices) e Niina Secrets (@niinasecrets) conversaram com Camila Zana, diretora artística da Music2! Mynd, e com Rafael Coca, codiretor da Spark, e discutiram o papel dos produtores de conteúdo nesta nova realidade.

"Se ela deu um deslize, vai ter que arcar com a responsabilidade. Não tem como concordar com a postura de uma pessoa que dá um exemplo ruim e inconsequente", opinou Camila Zana. "Esse prejuízo é natural. Grande parte da renda de influenciadores e celebridades vem da publicidade. Se você não tem noção do quanto sua fala pode interferir na vida das pessoas, você não deveria se considerar um influenciador. E esse prejuízo vai durar", afirmou.

Coca concordou: "É neste momento de dor que vem o choque de realidade da responsabilidade que ele [o influenciador] tem sobre as suas falas e os seus atos. Acho que faltou responsabilidade para a Gabriela. Não vale só para ela, outros fizeram até pior. Mas acabou se tornando um caso icônico".

Alexandra criticou a postura da blogueira fitness em ir contra as orientações de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde). "Pugliesi abriu as portas para um comportamento nas redes sociais. Não só de quebrar quarentena, mas de induzir um emagrecimento milagroso, um curso que vai curar sua vida. Coisas absurdas que são propagadas e as pessoas levam numa boa. Agora, as pessoas começaram a abrir os olhos para isso."