Topo

'Project Runway': Por que ainda ver o reality de 18 temporadas

Karlie Kloss é a nova apresentadora do "Project Runway" - Divulgação
Karlie Kloss é a nova apresentadora do 'Project Runway' Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 12h00

Com 18 temporadas (sim, dezoito), "Project Runway" segue como um dos programas mais longevos ainda no ar na TV. A competição de estilistas estreou em 2004 e abriu a porta para uma nova era dos reality shows, criando uma fórmula baseada em jurados de língua afiada, apresentadores-celebridades e competidores com talentos diversos.

Mas ainda vale assistir à produção? Nós achamos que sim —e te contamos o porquê aqui embaixo, com algumas declarações da nova apresentadora, Karlie Kloss, e de Nina Garcia, diretora de moda da Elle e única jurada presente desde a primeira temporada. "Project Runway" vai ao ar às quintas-feiras, às 17h35, no canal pago Lifetime.

Segredo do sucesso

Para quem gosta de moda, "Project Runway" continua a ser um prato cheio com os desafios que colocam à prova a criatividade e as habilidades dos designers. E, na opinião de Nina Garcia, esse interesse só vem aumentado com a presença das redes sociais.

O mais importante para um programa de TV é se conectar com o público, e o 'Project Runway' tem feito isso desde o começo. É um programa honesto, que narra todo o trabalho por trás da criação de uma peça de roupa. E agora, na era das redes sociais, tenho a sensação de que as pessoas estão mais interessadas do que nunca em moda.

Nova apresentadora

Sim, Heidi Klum fez história como apresentadora de 16 temporadas do reality —até um Emmy ela ganhou— e nós sofremos quando ela e Tim Gunn deixaram o programa, em 2018.

Mas a modelo Karlie Kloss vem se provando uma boa substituta, que tem se conectado também com os espectadores mais novos. "Karlie é uma modelo e empreendedora que tem muita experiência na moda", diz Nina. "Ela já desfilou para algumas das grifes mais importantes do mundo e realmente entende de design. Ela também se conecta muito bem com uma nova geração de espectadores, com valores enraizados, e é uma rainha digital. Ela sabe tirar o melhor conteúdo para as redes sociais".

A modelo confessa que ficou nervosa com a perspectiva de substituir Heidi Klum no papel, mas também feliz por poder se inspirar na colega alemã.

Fiquei grata por ter alguém como Heidi para me inspirar, trazendo minha própria experiência, meu ponto de vista e meu estilo para a série. Trabalho na indústria há 13 anos e vi em primeira mão como a tecnologia, as mídias sociais e a diversidade têm transformado a moda. É muito empolgante passar esses aprendizados para a próxima geração.

Karlie Kloss é a nova apresentadora do 'Project Runway' - Divulgação - Divulgação
Karlie Kloss é a nova apresentadora do 'Project Runway'
Imagem: Divulgação

E o reality ainda se conecta com um trabalho que a modelo faz atrás das câmeras: ela fundou em 2015 a Kode With Klossy, escola que ensina linguagem de programação a meninas e mulheres.

É muito importante fazer com que as oportunidades sejam acessíveis a pessoas de todas as origens, um valor e uma missão que está no coração tanto do 'Project Runway' quanto do Kode With Klossy.

Collaboration Equals Innovation New Ideas GIF from Collaborationequalsinnovation GIFs

Originalidade

A fórmula de "Project Runway" inspirou uma infinidade de realities de competição que vieram depois, de "RuPaul's Drag Race" a programas culinários como '"Top Chef". (RuPaul, aliás, já participou do programa, lembra?)

E não parou só por aí. Só neste ano, o reality ganhou dois concorrentes diretos: "Making The Cut" (Amazon), com Heidi Klum e Tim Gunn, e "Next In Fashion", da Netflix.

Ver como a "receita" surgiu e se aprimorou ao longo dos anos é divertido —e um bom conforto para esses tempos de pandemia.

Ainda há espaço para surpresas

Sim, ainda dá para se surpreender com um programa que está há tanto tempo no ar. Um exemplo: na 18ª temporada, que ainda não foi ao ar por aqui, viralizou um momento em que o competidor Tyler Neasloney alfinetou Karlie pelo fato de o marido dela, Joshua Kushner, ser irmão de Jared Kushner, genro do presidente americano Donald Trump.

No desafio, os participantes precisavam criar um vestido para Karlie Kloss usar em um evento. O design de Tyler não agradou, e o jurado Brandon Maxwell disse que não via a modelo usando aquele vestido. "Nem para jantar com os Kushners?", respondeu o estilista, surpreendendo a todos —até nós em casa.

Depois, em uma entrevista à TV americana, a apresentadora disse que ficou honrada em ser "um dos primeiros memes da década" —e fez questão de reforçar que votou em Hilary Clinton nas eleições de 2016 e que vai votar novamente no Partido Democrata nas eleições desse ano.

Quase um momento "Casos de Família", né?