Topo

Ivete homenageia Aldir Blanc e Moraes Moreira e foge do 'negativo, obscuro'

Ivete Sangalo em sua live em casa - Reprodução/ YouTube
Ivete Sangalo em sua live em casa Imagem: Reprodução/ YouTube

Do UOL, no Rio

10/05/2020 21h20

Ivete Sangalo foi uma das estrelas da música brasileira que fizeram live especial de Dia das Mães, neste domingo (10). Após ignorar o questionamento de Xuxa sobre o que ela achava da entrevista polêmica à CNN de Regina Duarte, secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), da última vez que apareceu ao vivo no Instagram, a cantora se esquivou do assunto no seu show intimista no Youtube e mandou uma indireta.

"Nós não precisamos de uma mensagem que não nos inspiram. A gente não precisa entender e assistir o negativo, obscuro. A gente tem sim que assistir e propagar pessoas que nos inspiram. Estou falando de Aldir Blanc, que fez essa canção 'Resposta ao Tempo', gravada por Nana Caymmi", declarou.

"Isso sim alimenta a nossa cultura, a nossa estrutura emocional, nossa força", completou ela após entoar a canção do cantor e compositor, morto no dia 4 de maio, aos 78 anos, vítima da covid-19.

Uma das declarações que causou revolta na fala de Regina Duarte, foi quando a secretária de Cultura ignorou a morte de Aldir e se justificou dizendo que não o conhecia pessoalmente. Em seguida, Ivete fez reverência a outro ícone da MPB morto recentemente: Moraes Moreira.

"Outro maravilhoso. Um artista incrível que tive a oportunidade de conhecer e conviver com ele, um doce, maluco beleza, um novo baiano. E tive o prazer de presenciar ele tocando, cantando. Estou falando de Moraes Moreira, que fez tão lindas canções e traduziu o nosso carnaval da Bahia. A gente reitera a sua força para nossa cultura", definiu.

Ainda na pegada mais emocional, a cantora relembrou a mãe, Maria, morta em agosto de 2001, o pai, Alsus, morto ainda na infância dela, e o irmão, Jesus, que morreu vítima de uma infecção generalizada, em novembro de 2019.

"Quero dizer um adendo que estou sentindo muita falta da minha mãe, do meu pai e do meu irmão, que eu perdi e de tantas pessoas queridas que já se foram... E essas pessoas vivem dentro da gente através das nossas memórias afetivas que temos com elas. E as pessoas que se vão são muito importantes na vida da gente", disse.

Feat com Jão e Vitão

Ivete aproveitou a boa audiência de sua live, de mais de 200 mil pessoas assistindo simultaneamente, para divulgar dois novos projetos, além de arrecadar fundos para instituições. Com Jão, ela cantou "Me Liga" e rasgou elogios ao rapaz.

"Vou chamar esse menino lindo, que era meu fã, ia em meus shows e fez um texto lindo para anunciar nossa parceria essa semana. Estou falando de Jão. Jovem que chega para arrasar e completar a música popular brasileira. Jão, a gente já nasce grande quando o coração é bom", enalteceu.

Com Vitão, ela lançou "Na Janela" e brincou: "Vitão, quero esse cabelo seu emprestado no meu próximo DVD. Só o cabelo, não. Quero você todinho. Que coisa linda".