Topo

Tony Britts, o instrutor de aeróbica que você precisava na quarentena

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 04h00

Estamos nos anos 1980 e um homem negro e musculoso está falando na TV. "Oi! Bem, hoje pensei em fazer três exercícios para depois tentarmos fazê-los juntos, como normalmente fazemos, ok?", diz Tony Britts, em um dos vídeos que viralizaram na quarentena. Para os britânicos que acordavam cedo aos finais de semana para tentar manter a forma, o pedido do instrutor de aeróbica tinha tom de ordem.

Corta para 2020: vivemos a quarentena do novo coronavírus, tempos de sérias restrições sociais, e Britts está de volta com suas rápidas, didáticas e inusitadas videoaulas, que parecem ter sido criadas especialmente para o isolamento e a era do compartilhamento nas redes sociais. Importante ressaltar aqui: precisamos falar de Tony Britts.

Mas quem é Tony Britts?

Nascido em Gana como Anthony Menson Amuah, Tony era um imigrante, negro e gay que fez sucesso na TV britânica ensinando aeróbica durante a conservadora década de 1980, quando esse tipo de exercício virou moda. Ele apresentava semanalmente o quadro "Twice as Fit", no programa matinal "Breakfast Time", da rede BBC.

Carisma

De microshort e camiseta regata curta que exibia seu tanquinho, o instrutor demonstrava todo o seu carisma regendo uma sessão de cerca de três minutos que misturava técnicas de dança, aeróbica e ioga, algumas com alto nível de execução. A popularidade do quadro fez de Tony uma estrela improvável, campeão de cartas recebidas pela emissora.

Closes

Olhando agora, os vídeos do instrutor não deixam de ser pitorescos. Seus movimentos eram acompanhados por palavras de incentivo, como "that's it" ("é isso aí", que virou um bordão) e closes de câmera por vezes indiscretos, com trilha sonora de sax e sintetizador. Com tanta elasticidade e desenvoltura, era comum apresentadores do programa ficarem com cara de paisagem após as sessões de exercícios.

Está achando que é pouca brincadeira? Apenas tente fazer em casa os exercícios abaixo

Virou meme

Os vídeos de Tony viraram hits da quarentena após serem resgatados pela página "BBC Archive". Eles foram acessados dezenas de milhões de vezes no mundo —principalmente em países de língua inglesa—, multiplicando-se em plataformas como o YouTube e o TikTok. Internautas chegaram até a criar o "Desafio Tony Britts", em que tentam seguir as complexas aulas do instrutor da maneira mais fiel, o que é praticamente impossível para novatos.

Ator nas horas vagas

Tony não era só um incomum professor de aeróbica. Ele também dançava profissionalmente e, segundo o site IMDb, fez pontas no filme "Desejo de Matar 3" (1985), em que leva uma bifa do ator Charles Bronson, na minissérie "The Cleopatras" (1983), em que interpretou um dançarino, e na série "Jangles" (1982), em que viveu por sete episódios o personagem Gary.

Onde ele está agora?

Segundo a revista "i-D", Tony morreu em junho de 1988, em Londres, com apenas 32 anos, vítima de complicações causadas pela Aids. Trata-se de uma época em que a doença ainda era uma incógnita no mundo e seus pacientes contavam com poucas opções de tratamento. Infelizmente, há poucas informações na internet sobre a vida e a obra de Tony.

A atriz Mona Hammond e Tony Britts na série "Jangles" - Everett Collection/HTV - Everett Collection/HTV
A atriz Mona Hammond e Tony Britts em 1982
Imagem: Everett Collection/HTV

Negligência com memória negra

Na opinião do jornalista Jason Okundaye, da "i-D", a falta de memória sobre um homem negro, gay e soropositivo é sintomática. No artigo publicado na revista, ele lembra que outra instrutora do "Breakfast Time", chamada Diana Moran, é hoje uma figura conhecida com perfis ativos na internet, e não padece do estigma de Tony. "É verdade que ela ainda está viva, mas morrer com Aids costuma afastar vítimas do registro histórico", escreveu.

Portanto, nunca é tarde para lembrar e levar o legado de Tony Britts!