Topo

Deborah Blando fala sobre a vida em templo budista: 'esforço feliz'

Deborah Blando em apresentação em São Paulo, em 2018 - Divulgação
Deborah Blando em apresentação em São Paulo, em 2018 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 20h38

Fora dos palcos desde outubro do ano passado, a cantora Deborah Blando hoje vive no Manjushri Kadampa Meditation Center, na Inglaterra, onde estuda para se tornar professora de budismo.

Em entrevista à revista Marie Claire, ela falou sobre sua rotina no templo e sobre "I Will Never Forget You", a música que gravou durante o isolamento.

"Nossa rotina é bem puxada, entre as aulas a gente come e estuda, não tem tempo para nada mesmo. Quando começou esse negócio do isolamento a nossa aula não foi mais presencial e a gente se afastou, mas continua tendo as aulas nos mesmos horários, tudo por skype", contou a cantora. "Graças à tecnologia de hoje a gente consegue manter a mesma agenda, cada um no seu quarto. Tem que ser aplicado, tem que ter esforço, mas é um esforço feliz.

Deborah conta que a inspiração para gravar a música veio de suas preces no templo, e também dos vídeos de italianos se unindo através de canções durante o período de isolamento.

"Eu nasci na Itália, aprendi a falar e cantar ao mesmo tempo porque o italiano tem uma cultura muito forte com música. Na hora da dificuldade o que italiano faz? Canta, se une através da música. Quando eu vi eles fazendo aquilo na varanda mexeu dentro da minha alma, e fiquei com muita vontade de cantar também, foi mais uma coisa que me inspirou."

Seus estudos terminam em agosto, e a cantora conta que depois pretende ir aonde seu guia espiritual a enviar para ensinar a filosofia budista. Mas não pretende voltar ao Brasil: "vim pra ficar."

"Não sei ainda o que vai acontecer, talvez eu fique morando aqui mais um tempo ganhando experiência, talvez ele me mande para outro país, mas não me vejo no Brasil tão cedo, a não ser que seja para visitar. Acho que alguns anos da minha vida daqui pra frente serão aqui na Europa."