Topo

Ludmilla abraça o pagode em novo EP: 'Relação forte com o samba'

Ludmilla lança EP de pagode e comemora aniversário hoje - Chico Cerchiaro/Divulgação
Ludmilla lança EP de pagode e comemora aniversário hoje Imagem: Chico Cerchiaro/Divulgação

Leonardo Rodrigues e Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 04h00

Ludmilla é famosa pelo funk, mas nunca negou sua paixão pelo pagode. E hoje, bem no dia em que comemora seu aniversário de 25 anos, ela lança seu primeiro EP dedicado ao gênero: o "Numanice", que mistura quatro músicas inéditas com duas regravações (uma de "Te Amar Demais", de Sodré, e outra de "Pôr do Sol na Praia", música da cantora com Silva).

Gravar um álbum de pagode e manter a data do lançamento, em plena pandemia de Covid-19, foram decisões naturais para a cantora.

A data desse EP sempre esteve marcada para o meu aniversário e eu quis mantê-la para trazer amor, leveza e carinho para as pessoas nesse momento difícil. Comecei a cantar em rodas de samba da minha família desde cedo, então tenho uma relação muito forte com a música e com o samba desde que me entendo por gente.

Capa do EP 'Numanice', de Ludmilla - Divulgação - Divulgação
Capa do EP 'Numanice'
Imagem: Divulgação

O pagode, para Lud, não está muito longe do funk. "São músicas populares, que vêm de comunidades e passam histórias do que a gente vive, do que a gente viveu", diz. Há, claro, algumas diferenças, mas elas não afetaram tanto o modo de trabalho da cantora.

A diferença é o andamento da música, o batuque. Composição em si para mim não tem a ver com os gêneros, mas com o que eu sinto naquele momento, com as mensagens que quero passar em cada canção

Pagodes para a vida

Ludmilla tem três músicas de pagode que marcaram sua vida: "Faz Uma Loucura Por Mim", de Alcione; "Beija-Me", de Zeca Pagodinho; e "Teu Segredo", do grupo Vou Pro Sereno. "Tive a oportunidade de regravá-las recentemente e foi muito especial. São melodias que marcaram minha história e que carregam muito de mim", conta.

Na quarentena

Contra o tédio da quarentena, Lud tem feito muitas coisas —inclusive descobrir com a mulher, Brunna Gonçalves, que a prótese de silicone brilha com a lanterna do celular. "Você viu? Brunna descobriu e foi muito engraçado".

Mas não só: "Tenho aproveitado a quarentena para colocar as séries em dia, estudar mais inglês e aprender sobre produção musical por meio de aplicativos".

E, claro, vêm mais lives por aí. A cantora fará uma hoje, em seu canal no YouTube, e prepara outra para ser exibida pelo canal Multishow.