Topo

Deepfake põe de Mona Lisa a Beyoncé e Quico cantando 'Evidências'; assista

Deepfake de Evidências - Reprodução/Instagram/Bruno Sartori
Deepfake de Evidências Imagem: Reprodução/Instagram/Bruno Sartori

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 09h21

Agora o deepfake foi longe demais. A frase é repetida toda vez que a nova tecnologia nos surpreende e coloca figuras famosas fazendo atitudes impensáveis no vídeo. Mas e esse "coral" de grandes nomes do passado e do presente cantando a tradicional "Evidências"?

O perfil do Instagram de Bruno Sartori ficou famoso por seus vídeos colocando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em situações incomuns. Mas ele também brinca com outras figuras. Agora, escolheu Beyoncé, rainha Elizabeth, Michael Jackson, Quico (do Chaves) Mona Lisa e o presidente russo Putin para saírem da caixinha.

No vídeo publicado por Sartori, ele aparece à esquerda cantando o hit de Chitãozinho e Xororó, enquanto as bocas das celebridades se mexem da mesma forma, entoando a canção de maneira assustadoramente realista. Imagina só trombar no karaokê com a Mona Lisa?

"Com o auxílio de inteligência artificial podemos criar animações de pessoas utilizando apenas uma imagem fonte, como fiz nesse vídeo. A tecnologia aliada à técnica de deepfakes possibilita, por exemplo, trazer Einstein à vida para que ele mesmo explique suas teorias", defendeu Sartori no post.

Em resumo, deepfakes são materiais audiovisuais falsos feitos por meio do uso de inteligência artificial, incluindo rosto de uma pessoa no corpo de outra, com a intenção de simular uma ação que a pessoa dona daquele rosto nunca realizou. Isso pode ser usado com tom cômico, mas também é alvo de polêmica por poder ser aplicado de forma prejudicial - como em vídeos pornôs, por exemplo.