Como Raffa Torres foi de vendedor de linha telefônica a sucesso nas paradas
Autor de dezenas de hits sertanejos que bombaram em todo o Brasil nos últimos cinco anos, o paulista Raffa Torres, 29, é um dos compositores que mais recebe com direitos autorais no país, mas agora ele vem sorrindo por um motivo diferente.
Desde o ano passado, quando se lançou oficialmente em carreira solo, ele já chegou ao primeiro lugar em rádios, emplacando vários sucessos, como "Liberal Ela", "Moça do Caixa" e "Água com Açúcar", e colocando música em trilha da novela global "Salve-se Quem Puder", na qual também deu canja de ator.
Veja o clipe de 'A Vida É um Rio', trilha de 'Salve-se Quem Puder', inspirado no isolamento dos tempos de quarentena
Para quem nunca ouviu falar de Raffa Torres, são dele as composições:
- "2050" e "Acertou a mão", gravada por Luan Santana
- "Ao Vivo e a Cores", gravada por Matheus & Kauan e Anitta
- "Bom Rapaz", gravada por Fernando & Sorocaba e Jorge & Mateus
- "Eu Era" e "Tão Feliz", gravada por Marcos & Belutti
Ex-vendedor de linha telefônica
De voz mansa e jeito serene, Raffa tem uma história curiosa. Nascido em São Paulo, ele cresceu em Vitória da Conquista, na Bahia e, aos 18 anos, com R$ 17 no bolso e muita coragem na cabeça, decidiu largar tudo para tentar ser músico na cidade natal.
A ideia sugerida por um amigo era tocar no circuito de bares da Vila Madalena, mas ele não conseguiu agendar um show sequer e teve que arrumar um emprego convencional para se manter na capital paulista: vendedor externo de linha telefônica.
Ele lembra abaixo, em entrevista ao UOL, como um chefe 'gente fina' o colocou no caminho da música
De compositor a cantor de sucesso
Virar cantor profissional sempre foi o objetivo maior de Raffa Torres. E, depois de ser descoberto pelo chefe, ele ainda contou com outro arroubo de sorte: suas composições caíram nas mãos da dupla Marcos & Belutti, os primeiros a gravarem seu trabalho.
O sucesso veio rápido e criou um efeito cascata. Com grande incentivo de colegas cantores e produtores, foi natural se lançar como artista solo, em um caminho semelhante ao percorrido por Marília Mendonça, que também começou como compositora.
A verdade é que meu lado cantor vem antes de ser compositor. Meu sonho é cantar. E não digo que é por vaidade, de querer estar no palco no lugar de outros. Sempre fiz músicas pensando na minha voz
Raffa Torres, que lançou seu primeiro DVD solo no ano passado, 'Ao Vivo em São Paulo'
Ser descoberto então foi um golpe de sorte?
Raffa acredita que sim. Mas, para ele, a sorte só é amiga de quem se esforça. "Acho que sorte é junção da vontade com oportunidade, com trabalho", filosofa.
Há quem não acredite nela. Tudo bem. Mas acho que cada um nasce com um tipo de sorte. E, se um dia na vida a gente descobre qual é a nossa função no mundo, ficamos mais propícios a ela
Mistura de estilos
O estilo de Raffa é mais pop que a média dos sertanejos. Seu visual também é diferente, caído para o "urban hippie". Já as letras misturam mensagens da fé, união e conforto, o que o aproxima do gospel. Raffa, inclusive, começou cantando em igrejas na adolescência.
Foi minha grande escola. E a ideia de amor que trato nas minhas músicas é a mesma das músicas religiosas da época em que eu ia à igreja sete dias por semana
Comercial sem querer ser
A pedido do UOL, ele enumera suas principais influências: Roberto e Erasmo, o amigo Luan Santana e o compositor e também parceiro Bruno Caliman, além de Ed Sheeran e John Mayer no campo internacional.
A verdade é que não gosto muito de pensar em estilo. Em fazer isso ou aquilo. Acho que se você força para ser comercial, acaba não sendo. Gravo o que sinto no coração. O que canto em casa
Largadão até demais
Acredite ou não, o cantor diz não saber qual das suas músicas mais rendeu dinheiro em direitos autorais. Consultar relatórios do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e administrar as contas não faz parte de sua rotina. Aliás, nem olhar saldo bancário. E não é de hoje.
Uma vez quase cortaram a luz da minha casa. Tinha colocado a conta no débito automático, mas troquei de conta e esqueci. Um dia estava em casa compondo e bateram na minha porta dizendo que iriam cortar a luz. Fique devendo por três meses! Tive que pagar na hora correndo
Dinheiro não é foco
Sou muito desapegado com dinheiro. Claro que é necessário. É legal você comer bem, poder se vestir, ajudar o próximo, fazer uma viagem. Mas se isso fosse o meu foco, eu não seria tão feliz com minha arte como eu sou
Raffa Torres
E agora, José?
Os planos dele estão na carreira solo. A ideia, a partir de agora é passar 90% do tempo compondo para si mesmo, deixando as composições sertanejas em segundo plano. Escrever músicas, por sinal, é o que ele tem mais feito na quarentena.
Às vezes, corremos tanto que não sobra tempo para olhar para a gente. Agora no isolamento estou tendo tempo. Acredito que o mundo vai ser um lugar muito melhor depois. E o que mais quero é passar esse sentimento positivo para as pessoas com minhas músicas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.