Topo

Paul McCartney elogia Rolling Stones mas assume: 'Beatles são melhores'

Ex-beatle acena durante seu último show realizado em São Paulo, em 2019 - Lucas Lima / UOL
Ex-beatle acena durante seu último show realizado em São Paulo, em 2019 Imagem: Lucas Lima / UOL

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 09h27

O lendário ex-beatle decidiu não ficar em cima do muro quando perguntado mais uma vez sobre a rivalidade entre as duas maiores bandas de rock da história. Provocado pelo apresentador americano Howard Stern, Paul McCartney admitiu a superioridade do seu grupo à época. "Eu amo os Stones, mas estou com você: os Beatles são melhores", sentenciou.

McCartney deu a declaração ontem durante sua participação no programa de rádio de Stern na rádio americana SiriusXM. Direto do seu retiro no interior da Inglaterra pela quarentena do coronavírus, o roqueiro explicou que o repertório dos Stones sempre foi mais voltado para o blues. "Eles são realmente ótimos, eu amo eles, mas suas composições estão enraizadas no blues", afirmou.

O ex-beatle comentou ainda sobre a fama de que os Stones sempre copiavam os Beatles. McCartney foi questionado se não achava irritante que os seus contemporâneos seguissem o caminho aberto por sua banda em vários aspectos da carreira.

"Não, você sabe, não era. Para te dizer a verdade, nós sempre falávamos isso. Começamos a notar que tudo que fazíamos os Stones faziam pouco tempo depois. Como quando fomos para a América e foi um grande sucesso, então os Stones também foram para a América. Nós fizemos o (álbum) Sgt. Pepper's, então os Stones fizeram um álbum meio psicodélico. Tinha muito disso", contou.

McCartney contextualizou que as bandas britânicas eram muito próximas, então a troca de influências parecia natural à época. "Nós éramos grandes amigos, ainda somos, e nos admiramos, então não importava. Até que era legal", disse o ex-beatle, hoje com 77 anos.

Let It Be nas telonas

Paul também conversou abertamente sobre a suposta rivalidade com John Lennon. O roqueiro aproveitou para divulgar o novo documentário sobre o processo de criação do Let It Be, último álbum dos Beatles lançado antes do término da banda. Nele, segundo McCartney, é possível ver que as diferenças entre os principais compositores do grupo não eram tão grandes assim.

"Eu te digo, é incrível. Não estou me gabando. É realmente incrível", elogiou. "É tão legal para mim porque eu meio que comprei toda essa ideia, você sabe, de que eu e o John éramos rivais e não gostávamos um do outro e essas coisas, mas você vê o filme e é como: 'graças a Deus isso não é verdade'".

O documentário é dirigido por Peter Jackson, reconhecido pela série de filmes Senhor dos Anéis, e ainda não tem data definida para estrear nos cinemas. "Dá para ver que nos respeitávamos e estávamos fazendo música juntos, e é um prazer ver isso se desenrolar. É muito melhor e mais amigável do que a história se tornou", acrescentou McCartney.