Topo

Bailarina de Belo Horizonte vence competição mundial dançando em casa

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

15/04/2020 18h20

Ficar isolado dentro de casa, durante o período de quarentena, pode parecer chato para qualquer criança, mas não para a pequena Sophia Heringer, de 11 anos. Moradora de Belo Horizonte, Minas Gerais, a menina arrastou o sofá da sala e fez do cômodo da casa o seu estúdio de balé.

Rodopiando e fazendo plié no espaço entre a televisão e o sofá, Sophia conquistou o primeiro lugar no concurso Dance-Off, promovido pela Royal Academy of Dance, de Londres. A disputa foi lançada por meio das redes sociais no mês passado pela academia de dança inglesa e atraiu bailarinos do mundo todo.

"Quando minha mãe me falou que eu tinha vencido eu fiquei muito feliz. Não acreditei que tinha sido a escolhida porque tinha gente do mundo todo participando", conta a pequena bailarina.

Apaixonada por dança, Sophia pratica balé desde os dois anos. A coreografia apresentada no concurso foi criada pela própria menina, em cima de uma música de Mozart, também escolhida por ela.

A bailarina Sophia Heringer - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução

"Eu fiz a minha inscrição no último dia. Eu ia ouvindo a música e ia fazendo os passos, deixando aquela melodia me levar. Não foi nada muito pensado antes, foi mais de momento mesmo. Porque quando estou dançando eu esqueço tudo a minha volta, só sinto meu corpo e minha alma", acrescenta Sophia.

Segundo Juliana Heringer, mãe de Sophia, desde que o isolamento social foi decretado e as aulas de balé presenciais foram suspensas a sala da casa da família a virou um estúdio para que a filha continue ensaiando.

"Ela continua tendo as aulas, mas online. Então tiramos alguns móveis da sala e adaptamos para que ela possa ensaiar. Ela é apaixonada por dança e é muito dedicada em tudo o que faz e tem aproveitado para ensaiar ainda mais, ela não ficaria tanto tempo sem dançar", conta a mãe.

O concurso

O concurso Dance-Off, da Royal Academy of Dance foi criado para estimular que bailarinos continuem dançando nesse período de isolamento social, devido à pandemia do coronavírus.

O prêmio conquistado por Sophia é um par de sapatilhas assinado pela primeira bailarina do Birmingham Royal Ballet, Céline Gittens, e uma mentoria online com a professora Celine Gittens, um dos nomes mais importantes do balé inglês. A aula foi realizada na tarde de hoje.

"Ela me deu várias dicas e me mostrou alguns pontos que eu posso melhorar. É uma emoção enorme poder aprender com alguém que é tão importante no ballet", conta Sophia.