Rubem Fonseca: as adaptações que marcaram época na TV e cinema
Um dos autores mais premiados e respeitados da literatura brasileira, Rubem Fonseca, que morreu hoje aos 94 anos, teve diversas obras transpostas com sucesso para as linguagens da TV e o cinema, muitas vezes contando com o próprio escritor como roteirista.
Relembre abaixo produções que traziam a assinatura de Fonseca e marcaram época.
'Agosto' (1993)
A minissérie da Globo fez grande sucesso retratando os acontecimentos que culminaram no suicídio do presidente Getúlio Vargas, com José Mayer e Vera Fischer no elenco.
'Mandrake' (2005)
Protagonizada por Marcos Palmeira, a série da HBO recebeu duas temporadas entre 2005 e 2007, com a trama baseada nos livros "A Grande Arte e Mandrake" e "Bíblia e a Bengala". A história, que já havia ganhado um telefilme em 1983, foi exibida internacionalmente e concorreu duas vezes ao Emmy Internacional de série dramática.
'Lúcia McCartney, uma Garota de Programa' (1971)
O filme de David Neves, que conta a história de uma prostituta fanática pelos Beatles que se apaixona por clientes (Adriana Prieto), contou com roteiro de Rubem Fonseca, adaptado de seu conto homônimo de 1967. Marcou o início do duradouro namoro do escritor com o audiovisual. A história foi tema de uma minissérie na GNT em 2016.
'A Extorsão' (1975)
'A Grande Arte' (1991)
É o primeiro longa de ficção do cineasta Walter Salles ("Central do Brasil"), baseado no romance homônimo de Rubem Fonseca que narra a história de um fotógrafo americano por um serial killer. Recebeu prêmios de melhor filme do público e da crítica no Festiva Sesc Melhores Filmes.
'O Cobrador' (2006)
'Bufo & Spallanzani' (2001)
'O Homem do Ano' (2003)
'Stelinha' (1990)
'Tempo de Amar' (2017)
Despedida de Rubem Fonseca no audiovisual, a novela da Globo foi baseada em "Amor e Morte", inspirada nos avós do escritor, em uma parceria entre o dramaturgo Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, filha do artista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.