Topo

Escritora Thalita Rebouças irá processar site por uso indevido de imagem

Thalita Rebouças - Divulgação/ Globo/ João Cotta
Thalita Rebouças Imagem: Divulgação/ Globo/ João Cotta

Beatriz Amendola e Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

10/04/2020 14h20

A escritora Thalita Rebouças anunciou hoje que irá processar o site Jornal da Cidade Online por uso indevido de imagem. Segundo a denúncia, uma foto da escritora foi adulterada e apresentada como se fosse de uma das colunistas da publicação.

"Vamos pedir indenização por danos materiais pelo uso indevido de imagem de uma consagrada escritora brasileira", afirmou ao UOL o advogado de Thalita, Ricardo Brajterman.

A escritora se pronunciou sobre o caso por meio de uma publicação no Instagram. "Declaro que o uso não foi autorizado e que combato e condeno com veemência atitudes que violam direitos autorais e de imagem, principalmente com intenção de ludibriar, enganar e espalhar informações falsas, atitudes criminosas, ilegais e imorais. Diante disso, constituí o advogado Ricardo Brajterman para adotar as medidas judiciais cabíveis na esfera civil e criminal contra essa utilização mal-intencionada da minha imagem".

A utilização indevida da imagem de Thalita Rebouças foi noticiada, pela primeira vez, pelo site Aos Fatos, em julho de 2019. A publicação, à época, noticiou que o nome usado com a foto alterada da escritora era Amanda Acosta. Tal nome não consta mais entre o índice de colunistas do site.

Outro lado

Em declaração ao UOL, José Tolentino, editor do Jornal da Cidade Online, afirmou que não houve intenção da publicação em prejudicar a escritora e que a foto foi retirada assim que o Jornal soube que ela não era da colunista.

"O Jornal da Cidade Online é totalmente independente e sobrevive graças a colaboração de seu público leitor e a participação de inúmeros colaboradores de todo o país, que apreciam a nossa linha editorial. Frequentemente, pessoas nos procuram com o objetivo de colaborar com conteúdo. Aliás, diuturnamente. Bons textos, invariavelmente são aproveitados. Alguns colaboradores, enviam foto, que o jornal de boa-fé, utiliza na ilustração do texto. Foi o caso de Amanda Acosta. Tão logo tomamos conhecimento de que a foto não era dela, retiramos do site. Não conhecemos essa pessoa Thalita Rebouças. Caso a imagem dela tenha sido utilizada, não houve nenhuma intenção do jornal em prejudicá-la, pois, conforme exposto, não tínhamos conhecimento. Fico à disposição para outros esclarecimentos".