Topo

Metallica é homenageado com nome em crustáceo recém-descoberto

Nova espécie de crustáceo recebe nome em homenagem à banda Metallica. - Alexandre Schneider/UOL
Nova espécie de crustáceo recebe nome em homenagem à banda Metallica. Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 18h09

Uma espécie de crustáceo foi descoberta a mais de 4 mil metros no fundo do Oceano Pacífico por pesquisadores da Bélgica e ganhou o nome de Macrostylis Metallicola em homenagem à banda norte-americana Metallica.

Os integrantes da banda comemoraram ontem a descoberta científica e a homenagem em suas redes sociais.

"Tocamos nos sete continentes, chegamos ao Hall da Fama do Rock & Roll e agora... somos um crustáceo! O pesquisador de Senckenberg, Dr. Torben Riehl, e o Dr. Bart De Smet, da Universidade de Ghent, na Bélgica, descobriram uma nova espécie de crustáceo nas profundezas do norte do Oceano Pacifica e decidiram nomeá-la em homenagem a uma banda de rock... Bem-vindo ao nosso mundo Macrostylis metallicola!"

Os responsáveis pela descoberta foram os pesquisadores Dr. Torben Riehl e Dr. Bart de Smet, da Universidade de Ghent. Eles disseram que a homenagem à banda ocorreu porque essa espécie de crustáceo vive em extrema escuridão, sob altas pressões em grandes nódulos de manganês.

Em entrevista ao site "Phys", o Dr. Torben Riehl, que é fã da banda, disse: "Fico emocionado em retribuir algo à banda nomeando uma nova espécie em sua homenagem".

A espécie descoberta habita uma área marinha entre a região do Havaí e do México. Ela não tem olhos, é incolor, e possui 6.5 mm de comprimento. Outra característica da espécie é sua capacidade de conseguir viver em profundidades de 4 a 6 mil metros e suportar uma pressão até 400 vezes maior que a nossa atmosfera.