Topo

Trump critica Oscar para "Parasita", e estúdio rebate: "Ele nem sabe ler"

Cena do filme "Parasita" - Divulgação
Cena do filme "Parasita" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/02/2020 22h38

O presidente norte-americano Donald Trump criticou hoje o filme "Parasita", vencedor de quatro prêmios Oscar, durante campanha para reeleição em Colorado Springs.

"Quão ruim foi o Oscar este ano?", questionou. "E o vencedor é ... um filme da Coreia do Sul! O que foi isso? Temos problemas suficientes com a Coreia do Sul com relação ao comércio. Além disso, dão a eles o melhor filme do ano. Foi bom? Eu não sei. Vamos voltar com '... E o Vento Levou' e 'Crepúsculo dos Deuses', por favor? Tantos filmes excelentes."

Na sequência, o estúdio Neon, que distribuiu "Parasita" nos Estados Unidos, respondeu no Twitter: "É compreensível, ele [Trump] nem saber ler".

Ainda sobrou tempo, em seu discurso, para Trump criticar Brad Pitt, vencedor da estatueta de melhor ator coadjuvante. "E então você tem Brad Pitt. Eu nunca fui um grande fã dele. Levantou, fez uma gracinha [ao receber o Oscar]. Ele é um cara pouco inteligente", disse o presidente.

No discurso de aceitação do Oscar, Pitt refletiu sobre sua infância e início no ramo de filmes de Hollywood antes de mencionar brevemente o fim do julgamento de impeachment de Trump.

"Eles me disseram que eu só tenho 45 segundos aqui, o que são 45 segundos a mais do que o Senado concedeu a John Bolton esta semana", afirmou Pitt em seu discurso.