Topo

Teoria diz que filmes de John Wick tratam das cinco fases do luto

Keanu Reeves e Halle Berry em cena oficial de "John Wick: Capítulo 3" - Reprodução/Entertainment Weekly
Keanu Reeves e Halle Berry em cena oficial de "John Wick: Capítulo 3" Imagem: Reprodução/Entertainment Weekly

Do UOL, em São Paulo

18/02/2020 10h12

Um usuário da rede social Reddit expôs uma teoria sobre a série de filmes "John Wick" que ganhou força nos últimos dias. Para ele, a franquia traz as cinco fases do luto em seu subtexto.

"John Wick" chegou aos cinemas em 2014 e já teve três longas, sendo que o último foi lançado no ano passado, sempre tendo Keanu Reeves no papel do protagonista. Para o usuário u/coces, cada filme representa uma das fases do luto.

As fases são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. E, como ele tenta demonstrar, os três primeiros filmes teriam representado aqueles três primeiros itens.

A teoria aponta que o primeiro filme mostra o ex-matador de aluguel se mudando de casa, com pertences de sua ex-mulher, que foi morta. Isso representaria uma forte negação e um apego às coisas dela.

O segundo, diz o usuário, mostra a fase da raiva, com Wick matando dezenas de matadores de aluguel e seu comportamento mais agressivo.

"John Wick 3: Parabellum" gira em torno do personagem fazendo negociações com outras pessoas que lhe deviam favores, ainda que muitas não tivessem contato com ele por anos.

Seguindo essa lógica, a teoria prevê que um próximo filme represente o estágio da depressão, o que inclusive já teria sido costurado com o enredo de "Parabellum", quando Wick e Winston (Ian McShane) tem uma relação de traição.

Agora resta aguardar para saber se os estágios seguem fazendo sentido com o enredo da franquia. O quarto filme está confirmado, mas ainda sem data de lançamento.