Topo

Kevin Feige diz que se inspirou em Harry Potter para os filmes da Marvel

O produtor Kevin Feige - Jordan Strauss/Invision/AP
O produtor Kevin Feige Imagem: Jordan Strauss/Invision/AP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/01/2020 15h55

A saga de Harry Potter chegou aos cinemas muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel começar a ganhar forma: o primeiro filme do bruxinho mais famoso do planeta estreou em 2001, enquanto Homem de Ferro, o primeiro capítulo da saga de super-heróis, só estreou em 2008.

No entanto, esses dois universos compartilham muitos elementos, cinematograficamente falando. Quem garantiu isso foi o "poderoso chefão" da Marvel, Kevin Feige, em um bate-papo do qual ele participou há alguns dias na New York Film Academy, segundo relatou o site Entertainment Weekly.

"Sempre adorei a minha experiência assistindo filmes de Harry Potter ", começou Feige. "Eu nunca li os livros de Harry Potter. Meus filhos não têm idade suficiente e ainda não puderam curtir, e eu não os li quando foram lançados, mas fui assistir todos os filmes de Harry Potter nos finais de semana", continuou.

Na sequência, ele explicou o que o encantou nos filmes da saga. "Eu vi e gostei, depois esqueci tudo e não pensei mais sobre o assunto até o próximo filme de Harry Potter ser lançado. E esses filmes foram muito bem feitos, porque eu pude acompanhar tudo. Eu conseguia seguir a história, ocasionalmente eu dizia 'Quem era?' (a respeito de algum personagem), mas na maioria das vezes eu conseguia rastrear totalmente (a história)", comentou.

"Agora, se eu tivesse assistido todos os filmes dez vezes, se tivesse lido todos os livros, aposto que existem dezenas de outras coisas que eu veria e apreciaria, mas elas nunca me atrapalharam em apenas experimentá-lo como uma história pura", ponderou o produtor, explicando como esse conceito foi espelhado nos filmes da Marvel.

"Então é nisso que tentamos navegar (nos filmes da Marvel): se um easter egg ou uma referência, ou algo é tão predominante que atrapalha a história que você está contando, para que as pessoas que não estão cientes disso digam 'O que é isso? O que está acontecendo?'. Neste caso, geralmente recuamos", finalizou.

O chamado MCU da Marvel foi um enorme sucesso de público e bilheteria entre 2008 e 2019, quando foi lançado Vingadores: Ultimato, que atualmente detém a maior bilheteria da história do cinema. Harry Potter teve sua história principal encerrada em 2011, com As Relíquias da Morte: Parte 2. Atualmente, a Warner Bros, responsável pelos filmes da saga, promovem a história paralela de Animais Fantásticos, cujo terceiro filme tem estreia prevista para 2021.