Topo

John Boyega alfineta final de saga Star Wars e fãs reagem nas redes sociais

John Boyega é um dos protagonistas de Star Wars: A Ascensão Skywalker - Divulgação
John Boyega é um dos protagonistas de Star Wars: A Ascensão Skywalker Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

31/12/2019 18h45

ATENÇÃO! SPOILERS! O texto a seguir contém informações que são importantes para Star Wars. Se não quiser ler, pare por aqui.

O ator John Boyega, intérprete de Finn na mais recente trilogia da saga Star Wars, usou seu Twitter nesta véspera de Ano-Novo para cutucar uma das decisões mais polêmicas do último filme, A Ascensão Skywalker.

O astro mostrou em sua conta nesta rede social uma montagem com vários momentos de Kylo Ren (Adam Driver) e Rey (Daisy Ridley) brigando, inclusive o momento em que ela esfaqueia o (até então) vilão do filme no peito. Na legenda, ele ironizou: "Romance de Star Wars", em tradução, acrescentando três emojis que deixam clara a sua intenção de fazer piada da situação.

Desde o primeiro filme da nova trilogia, O Despertar da Força (de 2015), muito se especulou a respeito de um envolvimento amoroso entre o personagem de Boyega e Poe Dameron (Oscar Isaac). O "casal" foi shippado amplamente por vários fãs da saga espacial, mas em nenhum momento essa tensão sexual entre eles foi confirmada nos filmes.

A crítica de Boyega parece se dirigir exatamente a isso: a relação abusiva (mas heterossexual) entre Kylo e Rey, que termina de forma trágica no final do novo filme, é permitida; a relação entre dois homens, não.

A reação de Boyega, agora que a nova trilogia foi finalizada - com uma recepção morna pela crítica, que atribuiu 54% de aprovação ao longa no Rotten Tomatoes, por exemplo - foi assunto no Twitter. Diversos fãs, incluindo brasileiros, levaram o nome do ator aos Trending Topics mundial, reagindo a sua provocação: uns comemorando, outros reprovando a atitude.

Até o momento, A Ascensão Skywalker rendeu cerca de US$ 725 milhões de bilheteria mundial.

Veja algumas delas: