Topo

J. K. Rowling é acusada de transfobia após se posicionar sobre polêmica

J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter - Dia Dipasupil/Getty Images
J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter Imagem: Dia Dipasupil/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/12/2019 18h26

O nome de J. K. Rowling é um dos assuntos mais comentados de hoje no Twitter do mundo inteiro. A autora de Harry Potter está sendo acusada de transfobia após defender a pesquisadora Maya Forstater, que perdeu o emprego em março após se posicionar contra uma legislação que permitiria que as pessoas trans se identificassem com outros gêneros.

"Vista-se como quiser. Chame a si mesmo do jeito que preferir. Durma com qualquer adulto que puder consentir e quiser você. Viva a sua vida da melhor forma, em paz e em segurança. Mas tirar as mulheres de seus empregos por dizerem que sexo biológico é algo real?", questionou Rowling.

A publicação da autora no Twitter veio acompanhada da hashtag "I Stand With Maya" ("Eu estou com Maya", em tradução livre do inglês para o português), o que deixou claro que se tratava de uma referência ao caso da pesquisadora.

O nome de Rowling logo foi parar nos Trending Topics, a lista de assuntos mais comentados no Twitter - e ainda permanece lá após mais de 8 horas. Uma charge feita por fãs de Harry Potter ainda indicou que os personagens da saga poderiam reprovar o comportamento da autora.

Confira reações contra e a favor da opinião de Rowling:

54 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Simara Sá

Fãs que se dizem decepcionados com JK Rowling por causa de sua forma de pensar nesse caso de pessoa trans, são no mínimo falsos em seus valores. Acharam muito engraçado o ponto de vista do Harry em relação a aparência parruda de Duda. Dentro desse raciocínio, Harry era gordifóbico, mas nenhum fã criticou essa característica do personagem e até achou engraçado, quando a "papada quíntupla" de Duda era mencionada nos livros. Ninguém criticou também a postura de Bullying de Fred e Jorge durante toda a série. JK Rowling é conservadora. Basta ver as famílias bem estruturadas da série: Os pais do Harry, os Dursleys, os pais do Rony, da Hermione, do Draco. Ninguém divorciado, ninguém no segundo casamento. Parem de ser falsos em seus valores, duas caras, ou vão ser fãs de autores politicamente corretos. Quem é esquerdista fanático tem que se tocar que JK Rowling é britânica, e a Inglaterra deu um chute da União Europeia e de toda a esquerda.

Thiago KOF

Manda se ferrarem,simples assim.

publicidade