Topo

"Somos governados por débeis mentais", diz Ivan Lins em festival

Ivan Lins não poupou críticas a políticos - Reprodução/Instagram
Ivan Lins não poupou críticas a políticos Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 23h46

Ivan Lins não poupou críticas a políticos e, sem citar nominalmente, afirmou que o Brasil está sendo comandado por "débeis mentais" que seguem um "filósofo senil". As declarações foram feitas no Festival do Rio, na noite desta terça-feira (17), durante o lançamento do filme Aos Nossos Filhos, adaptação de uma peça de teatro que aborda a homossexualidade e as novas configurações das famílias, produzida pela atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros. O músico é responsável pela trilha sonora do longa.

Claudio Lins, Maria de Medeiros e Ivan Lins - Divulgação/ Christian Rodrigues - Divulgação/ Christian Rodrigues
Claudio Lins, Maria de Medeiros e Ivan Lins no Festival do Rio
Imagem: Divulgação/ Christian Rodrigues
"Esse filme, pelo que me contaram, seria facilmente censurado, né? Porque vai contra os bons costumes dos conservadores. Eu acho que, hoje, o que acontece no Brasil é que nós estamos sendo governados por débeis mentais. São completamente débeis mentais, que seguem um filósofo senil. Completamente senil. A consequência disso é esse desrespeito generalizado pelo próprio país, por tudo que o país conquistou em todas as suas áreas - e principalmente na área cultural. Há um desrespeito total à cultura brasileira - e sua história, [o] que é pior ainda. Jogam isso na cara da gente com a maior desfaçatez. Isso só pode ser coisa de medíocre, coisa de maluco. Então, são uns débeis mentais, a gente tem que aturar os débeis mentais, e ver se a gente consegue colocar eles de volta no sanatório", disse ele.

Ivan Lins, que fez a trilha sonora de "Aos Nossos Filhos", admitiu que ainda não havia visto o filme.

"Não vi a peça, não li o livro e nem vi o filme. Vou ver hoje. Vou saber o que é realmente, como a Maria de Medeiros concebeu isso. Ela saiu de dentro do contexto da música, basicamente se baseou no texto da música, e criou uma história (...) Então, estou muito curioso para ver o que ela criou em torno disso", afirmou ele.