PUBLICIDADE
Topo

Geek


5 perguntas que Watchmen precisa responder em seu final

Cena de Watchmen, da HBO - Divulgação
Cena de Watchmen, da HBO
Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

15/12/2019 04h00

Após semanas tecendo uma trama complexa que envolve super-heróis, supremacistas brancos e conspirações, Watchmen terá seu último episódio exibido hoje, na HBO, às 23h30 - e precisa responder uma série de perguntas em seu desfecho.

Enquanto você se prepara para o final, listamos abaixo as grandes questões que faltam para resolver o quebra-cabeças criado por Damon Lindelof (Lost, The Leftovers) a partir do universo da HQ icônica de Alan Moore e Dave Gibbons.

Dr. Manhattan (ou Cal) vai sobreviver?

Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

O episódio 8 confirmou que Dr. Manhattan estava presente o tempo todo na pele de Cal (Yahya Abdul-Mateen II), o marido da detetive Angela Abar (Regina King). Ao fim do capítulo, ele foi teletransportado contra a sua vontade - muito provavelmente, para a gaiola que estava sendo construída pela Sétima Kavalaria. Lá, o senador Joe Keene (James Wolk), revelado como membro da organização, pretende tomar os poderes de Manhattan para si, uma vez que, nas palavras dele, ficou "extremamente difícil ser um homem branco" em 2019.

Manhattan, que tem uma percepção de tempo diferente da dos humanos, já havia dito que sua história de amor com Angela teria um fim trágico. Será que ele morrerá pelas mãos da Kavalaria? Ou alguém conseguirá impedir o plano? Aliás, seja qual for o destino de Jon Osterman, ele será decidido diante de sua ex-namorada, a agente Laurie Blake (Jean Smart), que também foi feita de refém pela Kavalaria.

Qual é o plano de Manhattan, William Reeves e Lady Trieu?

Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

Já sabemos que Dr. Manhattan conversou com William Reeves (Louis Gossett Jr.) para formar uma aliança com o antigo Justiça Encapuzada, que por sua vez recorreu à ajuda da misteriosa Lady Trieu (Hong Chau). Mas não temos qualquer noção de qual é o plano deles para impedir que os poderes de Manhattan caiam nas mãos dos supremacistas. Lady Trieu já disse que está trabalhando para salvar a humanidade, e isso provavelmente tem a ver com seu Relógio do Milênio, que está prestes a ser lançado.

Como Adrian Veidt vai se encaixar nos eventos do presente?

Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

Por enquanto, a trama de Veidt (Jeremy Irons), o Ozymandias, se desenrolou no passado. Manhattan o enviou para seu paraíso particular em Europa, uma das luas de Júpiter, em 2009, e ele passou sete anos por lá, a julgar pelas velas que aparecem no bolo da cena pós-créditos do episódio 8. Dessa forma, sua última aparição até o momento está situada no ano de 2016.

O último episódio deve revelar como Veidt se encaixa na história que se desenrola em Tulsa. É bem provável, inclusive, que ele já esteja por lá, visto o objeto voador misterioso que caiu no terreno comprado por Lady Trieu no episódio 4. A cientista ainda tem uma estátua de Ozymandias em seu centro de pesquisas - será que se trata do próprio, em uma versão "congelada"? Lady Trieu também diz, em certo momento, que seu pai estará presente para o lançamento de seu Relógio. Seria ele Veidt?

O que aconteceu com Looking Glass?

Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

Na última vez que vimos o detetive Wade Tillman (Tim Blake Nelson), sua casa havia sido invadida por membros da Sétima Kavalaria prontos para matá-lo. Eles não foram bem-sucedidos, já que todos apareceram mortos; O policial, no entanto, não foi encontrado. Será que ele foi tentar acabar com os supremacistas sozinho?

Quem era o vigilante do óleo?

Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

No início da série, Angela perseguiu um vigilante vestido em um uniforme totalmente prateado, que se besuntou em óleo para escapar. Qual é sua real identidade e por que ele estava atrás da detetive? Até agora, nenhuma referência da série foi gratuita - e não deve ser diferente com esta.

Geek