Topo

Coreógrafo defende Beyoncé de acusações sobre pagar mal seus dançarinos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/12/2019 10h37

O coreógrafo da cantora Beyoncé saiu em sua defesa contra as acusações de que ela estaria pagando mal aos seus bailarinos. A cantora foi acusada por um sindicato de estar pagando ao menos a metade da base.

Segundo o site Metro, a cantora postou uma chamada para dançarinos voltados a um clipe não especificado. A Dancers Alliance então postou em seu Instagram uma mensagem na qual dizia que o sindicato de artistas, Sag-Aftra, descobriu que os dançarinos receberiam 250 dólares por dia (cerca de R$ 1 mil) por dia em vez do padrão da base definida pelo DA de pelo menos 500 dólares (cerca de R$ 2 mil).

"Dançarinos aceitarem essas taxas baixas para um artista de calibre ou qualquer artista é inaceitável", escreveu a Dancers Alliance. "Coreógrafos não baterem de frente com as empresas de produção em relação aos salários-base apropriados para contratar dançarinos profissionais é inaceitável! Agentes NÃO informarem as empresas de produção os salários-base da DA e manterem para sua lista de clientes essas taxas antes dos testes é inaceitável!", disse o comunicado.

Além disso, em outro comunicado, a Dancers Alliance dizia não ter a intenção de culpar apenas uma pessoa pelos baixos salários, mas sim apontar falhas no sistema de contratação de bailarinos.

O coreógrafo há mais de 10 anos de Beyoncé, JaQuel Knight, reagiu ás acusações em seus stories do Instagram."@dancersalliance Eu me recuso a deixar vocês virem e jogarem sujeira no nome dessa mulher. Alguém que continua a oferecer não apenas oportunidades, mas isso em seu nível mais alto de excelência para muitos dançarinos. Tantos artistas em geral, mesmo em seu 'tempo livre'", escreveu.

"Nunca pedimos a todos que trabalhassem por dois dólares ou menos do que as taxas 'DA'. Então, para todos vocês entraram nessa onda de noção emocional e auto-concebida de reportagens tão baixas, é embaraçoso. Então, por favor, todos encontrem um novo alvo". Ele ainda sugeriu que a Dancers Alliance provasse os baixos pagamentos.

JaQuel Knight foi o responsável pelas coreografias dos clipes de Single Ladies e Formation, além da performance da cantora no Coachella.