Topo

Morre o cineasta Fábio Barreto, diretor de "Lula, o filho do Brasil"

Da es. para dir., Paula Barreto,  Fábio Barreto, Lucy e Luiz Carlos Barreto na pré-estreia de "Lula, o Filho do Brasil", no Rio de Janeiro (8/12/09) - AgNews
Da es. para dir., Paula Barreto, Fábio Barreto, Lucy e Luiz Carlos Barreto na pré-estreia de "Lula, o Filho do Brasil", no Rio de Janeiro (8/12/09) Imagem: AgNews

Do UOL, em São Paulo

20/11/2019 22h40

O cineasta Fábio Barreto, 62, morreu nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Em coma desde 2009, quando sofreu um grave acidente de carro, o diretor de "Lula, o filho do Brasil" estava internado no Hospital Samaritano, na zona sul da capital fluminense.

Barreto deixa quatro filhos, Julia, João, Lucas e Mariana, além do pai Luiz Carlos Barreto e da mãe Lucy Barreto.

Ao todo, o cineasta dirigiu 13 filmes. Um deles, "O quatrilho" (1995), que conta a história de dois casais de imigrantes italianos que dividem a mesma casa em uma comunidade no Rio Grande do Sul, chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O último filme dirigido por Barreto foi justamente "Lula, o filho do Brasil" (2009). O longa, baseado no livro homônimo de Denise Paraná, reconta a infância do ex-presidente, sua relação com a mãe e o passado como sindicalista.

No Twitter, o escritor e roteirista Walcyr Carrasco lamentou a morte do cineasta. "Fica aqui meu abraço forte e sentimentos à família", escreveu.