Topo

Coringa supera The Dark Knight e se torna maior filme com vilão do Batman

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

17/11/2019 18h02

Depois de bater a marca de US$ 1 bilhão de dólares na bilheteria mundial, Coringa acaba chegar a outro patamar. O filme ultrapassou Batman: O Cavaleiro das Trevas, que tinha o maior público dos longas com o icônico vilão.

A produção de Todd Phillips já chegou a 1,017 bilhão de espectadores, enquanto o último filme de Nolan arrecadou 1,004 bilhão de dólares, segundo informações da Comic Book. Coringa se tornou o longa mais rentável com o famoso palhaço, que dessa vez traz a brilhante atuação de Joaquin Phoenix.

A primeira vez que o vilão apareceu nas telonas foi em 1966, em Batman: O Filme. Baseado na série de TV, Cesar Romero reprisou seu papel do seriado no cinema. Depois dele, Jack Nicholson deu vida ao Coringa em Batman, de 1989, com direção de Tim Burton. O longa faturou 411,5 milhões de dólares.

O personagem voltou a dar as caras só na trilogia de Christopher Nolan, em o já citado, O Cavaleiro das Trevas, de 2008. Então, Jared Leto trouxe muita excentricidade ao vilão em Esquadrão Suicida, em 2016, que arrecadou 746,8 milhões de dólares.

No universo da animação, Mark Hamill, famoso por interpretar Luke Skywalker em Star Wars, emprestou a voz para o palhaço em Batman: A Máscara do Fantasma, de 1993, que faturou 5,8 milhões. O ator também chegou a dublar uma série animada e jogos de vídeo game. Até mesmo Zach Galifianakis virou Coringa, mas foi no Lego Batman, de 2017, que atingiu a bilheteria de 312 milhões de dólares.

Com um orçamento relativamente baixo para filmes de super-heróis (entre US$ 55 e 70 milhões), o Coringa de Todd Phillips se tornou extremamente lucrativo. O diretor também é responsável por outro sucesso de cinema, a franquia Se Beber Não Case.