Topo

Começa hoje: Festival de humor só com mulheres bate recorde de inscrições

Humoristas do festival Mamacitas - Carlos Goff/Reprodução
Humoristas do festival Mamacitas Imagem: Carlos Goff/Reprodução

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

14/11/2019 13h38

Quando Carol Zoccoli idealizou o Mamacitas, festival feminino de stand up comedy, pensou que haveria apenas 20 mulheres trabalhando com esse tipo de apresentação no Brasil. A estreia, ano passado, reuniu quase 70 comediantes. A segunda edição, que começa hoje, teve 120 inscrições.

Para a humorista, que na TV acumula experiências na Band (CQC), Record (Amazônia), RedeTV! (SNL) e Comedy Central, o festival fortaleceu a cena feminina no stand up comedy e abriu espaço para comediantes jovens dividirem o mesmo palco com veteranas (veja programação abaixo).

"O Mamacitas impulsionou vários shows de stand up para mulher: o Dopamina, em São Paulo, a Comédia das Patroas, no Rio, e também tem em Brasília. Rolou uma movimentação, e penso que tudo isso ajudou as mulheres a quererem se aventurar mais no stand up", comemora Zoccoli ao UOL.

A segunda edição do Mamacitas ficará em cartaz até domingo e terá shows em dois clubes de comédia na capital paulista. "É um festival que inclui todas as mulheres do stand up, desde as meninas que estão começando até outras que já estão na TV e bombando. Cada show vai ter um mix disso", diz Carol.

Além das apresentações, o Mamacitas terá oficinas gratuitas com humoristas que também trabalham com roteiro, teatro, TV ou mídias digitais.

"Além dos shows, vai haver uma grande troca de conhecimento e profissionalismo. Vamos dar espaço às meninas não só para se apresentar, mas para se profissionalizar na comédia. O festival cresceu para mais do que shows. Ele está sendo um networking de mulheres na comédia", afirma Zoccoli.

A Mamacitas @leamariajahn fez esse vídeo lindao com os elencos dos nossos shows!

Uma publicação compartilhada por Mamacitas Comedy (@mamacitascomedy) em