Topo

ACM Neto veta projeto que proíbe "arrastão" na quarta-feira de cinzas

Léo Santana comanda o trio durante o Arrastão, em Salvador, na Quarta-Feira de Cinzas Imagem: JC Pereira / AgNews

Do UOL, em São Paulo

13/11/2019 20h45

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou o veto ao projeto de lei que proibia festejos carnavalescos, como o tradicional "arrastão", na quarta-feira de cinzas. A decisão foi anunciada hoje à tarde durante entrevista coletiva realizada no Palácio Thomé de Souza.

No Twitter, ACM Neto justificou o veto dizendo que a decisão foi estritamente "jurídica e técnica".

Relacionadas

"Acabei de anunciar o veto ao projeto que proibia o arrastão na Quarta-Feira de Cinzas. Vale ressaltar que essa é uma decisão estritamente jurídica e técnica, que leva em consideração o direito à liberdade individual", escreveu ele.

A polêmica começou em setembro, quando a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de autoria do vereador Henrique Carballal (PV). A matéria impede qualquer festejo similar ao Carnaval entre as 5h e às 23h59min da data em locais públicos.

Artistas, como a cantora Daniela Mercury, fizeram apelo ao prefeito para que ele não sancionasse a decisão.

Nas redes sociais, Carballal defendeu o projeto. "Entendemos que o Estado laico brasileiro, reconhecendo a identidade nacional da população, preserva as suas tradições, entre elas os feriados nacionais, que são guardados como dias santos, entre esses dias o Carnaval. O PL 45/2016 estabelece o rigor em uma lei para que o poder público faça cumprir a ordem. Quarta-Feira de Cinzas não é Carnaval, mas sim dia útil", argumentou.

E também atacou aos artistas. "Artistas que se manifestaram em defesa da manutenção da festa e que recebem valores exorbitantes oriundos de fonte pública, proponho que se apresentem de graça à população no circuito Campo Grande, que tem se desidratando a cada ano."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ACM Neto veta projeto que proíbe "arrastão" na quarta-feira de cinzas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade